

O Governo do Estado por meio da Fundação Alfredo da Matta recebeu nos dias 20 e 21de junho de 2018, profissionais da Empresa Ahimsa Partiners – Jean François de Lavison e Olivia Berliet. Foi uma visita técnica para observar o funcionamento do SAE/Fuam – Serviço de Atendimento Especializado para pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e AIDS.
A visita técnica faz parte do evento “Resposta brasileira ao HIV: populações vulneráveis”, organizado e coordenado pelo Ministério da Saúde/Departamento das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais.
Para o Dr. Helder Cavalcante – Diretor Presidente da Fundação “as visitas e parcerias são bem-vindas e a Instituição sempre tem o que mostrar em função de um trabalho sistemático visando o bem-estar da população. Segundo ele, o SAE /Fuam tem mais de um ano de instalação e já responde como um dos melhores serviços na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis, atendendo atualmente 512 pacientes em tratamento”.
O SAE- Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS utiliza como novo método a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição como forma de prevenção à infecção pelo HIV. O método é a combinação de dois medicamentos que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV se estabelece e se espalha no corpo do usuário. A população chave: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas Trans e Trabalhadores do Sexo.
Dados epidemiológicos apontam que a Gerência de DST/Fuam atendeu de janeiro a maio de 2018, 1.693 usuários na triagem, realizou 3.178 testes rápidos de HIV, o mesmo quantitativo de testes para Sífilis e Hepatites B e C, realizou 1.630 administrações de medicamentos, 53 exames preventivos (colposcopia). A média de HIV positivo é de 05 casos por semana e em relação à Sífilis 65 casos mensais. A faixa etária de incidência das doenças citadas é de 18 a 34 anos.