A Fundação Alfredo da Matta foi uma das onze instituições do Estado homenageadas pelo Governo do Amazonas / SEPLAN com um placa comemorativa pela conquista da certificação na Norma ISO 9001, que trata da excelência na qualidade em seu sistema de gestão.
A cerimônia foi realizada na última quarta-feira (22/12), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM e reuniu representantes de órgãos do Estado como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECT, Policlínica Codajás, Hospital Dr. João Lúcio Pereira Machado, Fundação de Medicina Tropical, dentre outros, todos certificados na Norma.
Quem representou a FUAM no evento foi o Diretor Administrativo-financeiro, Sr. Sebastião de Faria, que enfatizou o compromisso da instituição em prestar serviços com excelência a todos os seus usuários, confirmando sua condição de Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS/OPAS), e referência estadual, nacional e internacional em assistência, ensino e pesquisa nas áreas de Hanseníase e DST.
A Fundação Alfredo da Matta foi certificada em junho de 2010. Segundo a Diretora-presidente da instituição, Dra Adele Benzaken, a FUAM está certificada no seu escopo completo, o que significa que todas as áreas e serviços de atuação foram envolvidos no processo; desde a prestação da assistência à saúde, a realização de pesquisas científicas e a contribuição para a capacitação de recursos humanos; atividades que foram cuidadosamente avaliadas e adequadas ao que a norma exige.
Ao todo, o Estado do Amazonas possui 21 órgãos certificados na Norma ISO 9001. A iniciativa de levar a excelência na qualidade aos órgãos do Estado foi coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLAN, que contratou empresas externas de auditoria respeitadas no cenário nacional para treinamento, acompanhamento e auditorias de certificação.
