A Fundação Alfredo da Matta recebeu no último dia 17 de agosto, o PhD, MSL da empresa Novartis, Ricardo Moura que falou sobre avanços nos métodos de tratamento da psoríase e da urticária. O curso de atualização oferecido a profissionais médicos e residentes foi realizado no Auditório Damião Litaiff, sede da Fuam, durante toda manhã.

Em sua apresentação, Ricardo apresentou novos medicamentos que já começaram a ser utilizados no tratamento de casos de urticária crônica e psoríase. “Os medicamentos já foram aprovados, no final do ano passado, no Brasil, Estados Unidos e Europa”, afirma Ricardo. “Estudos clínicos mostraram que esses medicamentos são bastante eficientes no tratamento das doenças e alívio dos sintomas, estamos apresentando as drogas para posteriormente a Fundação Alfredo da Matta avaliar se serão implantados no tratamento de seus pacientes”, completa.

Ricardo Moura, MSL Novartis.

Os dois medicamentos apresentados no curso de atualização por Ricardo Moura são do tipo anti L17, sendo que atualmente o tratamento de pacientes com psoríase é feito com medicamentos da categoria anti TMF e anti 1223; e para urticária é feito tratamento com histamínico.

Psoríase e Urticária em números – Dados epidemiológicos da Fuam indicam que em 2015 foram notificados na instituição, 230 casos de psoríase. Neste primeiro semestre de 2016, já são 190 novos pacientes identificados e que seguem em tratamento.

Casos de urticária também são atendidos na Fuam. Em 2015, 113 pacientes foram atendidos, devido a esta dermatose. Em 2016, 54 pessoas já foram atendidas.

A psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa. De causa desconhecida, caracteriza-se por manchas avermelhadas, com pele ressecada que apresenta descamação. O paciente pode ainda apresentar inchaço e rigidez em articulações. Os sintomas podem desaparecer e reaparecer periodicamente e cada paciente pode manifestar a doença de uma forma específica. Acredita-se que a psoríase tenha causas ligadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e a fatores genéticos.

A urticária se caracteriza por lesões vermelhas e inchadas que coçam e aparecem na pele rapidamente. As lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, de tamanhos variados, com ou sem inchaço. Normalmente, somem em 24 horas, sem deixar marcas. A urticária pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, infecções, picadas de insetos, problemas reumatológicos ou simplesmente não ter causa definida.