Estão abertas as inscrições para o Curso Básico em Hanseníase EaD oferecido pela Fundação Alfredo da Matta, através do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Fuam (NUTES/Fuam).
O curso será realizado por videoconferência no período de 26 de julho a 18 de agosto, sempre às terças e quintas-feiras, no horário de 9 às 12 horas, com transmissão para os pontos de Telessaúde dos municípios. As vagas são destinadas a profissionais de nível superior da área da saúde que atuem nos municípios do interior do Estado do Amazonas, devidamente inscritos por suas respectivas secretarias.
A lista de interessados deve ser enviada pelas Secretarias Municipais de Saúde especificando nome, categoria profissional, telefone de contato e e-mail dos participantes. Informações pelo telefone 3632-5853 e e-mail gep@fuam.am.gov.br
Confira aqui a Programação do Curso Básico em Hanseníase por Videoconferência.
O que é EaD – Educação à Distância é uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias de comunicação, que permitem que instrutor e alunos estejam em ambientes físicos diferentes.
O curso que será ofertado pela Fuam será apresentado via videoconferência para os pontos de Telessaúde existentes nos municípios – por isso, a Secretaria Municipal deve consultar no núcleo de telessaúde local as condições dos equipamentos para transmissão e recepção das aulas.
Sobre o NUTES/Fuam – O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (NUTES/Fuam) foi instituído em 17 de junho de 2013, pelas portarias nº 116/13-GDP/Fuam e 117/13-GDP/Fuam e tem como finalidade coordenar e executar as ações relacionadas às Tecnologias de Informação em Saúde, bem como desenvolver projetos de Telemedicina e Telessaúde da Fuam.
O Núcleo também faz parte da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE – desde o dia 30 de outubro de 2013; grupo que reúne instituições de ensino federal e de vários estados brasileiros, mas que concedeu a adesão da Fuam por sua condição de Centro de Referência nacional e internacional na pesquisa, treinamento e controle da hanseníase.
Atualmente, o NUTES/Fuam é coordenado pelo médico Luiz Cláudio Dias e integra o Telessaúde Brasil Redes – Núcleo Amazonas; através do Polo de Telemedicina da Amazônia/UEA.