A Fundação Alfredo da Matta e Associação de Psoríase do Amazonas, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizam no dia 29 de outubro – Dia Mundial da Psoríase – palestras e orientações (distribuição de folders) sobre a doença. O evento acontece no Auditório da Fundação, com a presença de pacientes e profissionais da saúde.

A Psoríase é uma doença inflamatória que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. As lesões podem estar localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Em outros casos, a doença aparece por toda pele e acomete até as unhas.

A Psoríase é uma doença milenar muito comum que afeta quase 3% da população, tanto homens como mulheres. Normalmente aparece na segunda década da vida. Não é uma doença contagiosa, mas pelo seu aspecto, causa impacto negativo na qualidade de vida da pessoa acometida, que se sente rejeitada ou discriminada em seu ambiente social e de trabalho.

Na Fundação Alfredo da Matta foram detectado 216 casos de Psoríase, no ano de 2008. Atualmente, são 1.730 casos registrados, no período de 2000 a 2009. Mas não é somente a Fundação que trata da doença. O paciente pode procurar, ainda, a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, o Ambulatório Araújo Lima e as Policlínicas do Estado.