A Fundação Alfredo da Matta, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realiza no próximo dia 1º de outubro o I Encontro Presencial do Curso de Especialização à Distância em Gestão da Assistência Farmacêutica – Etapa Norte/Centro-Oeste.

O curso é promovido nacionalmente pela UFSC e Ministério da Saúde. UFAM e Fundação Alfredo da Matta são as instituições executoras do curso para o Pólo Norte/Centro-Oeste, com sede em Manaus, o qual reúne 110 alunos – servidores da saúde dos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. A FUAM é a sede dos encontros presenciais, oferecendo infraestrutura e profissionais de apoio, além de ser responsável pela coordenação do Pólo.

O objetivo deste I Encontro é apresentar e integrar especializandos, tutores e coordenadores, além de avaliar o Módulo 1 do curso, iniciado no último dia 1º de setembro.

Segundo a coordenadora do Pólo Manaus, a farmacêutica da FUAM, Ana Célia Moura o curso de especialização é destinado a profissionais da área, atuantes no serviço público de saúde, visando qualificar quanto à organização da assistência farmacêutica no âmbito do SUS e contribuir para a garantia de acesso e uso racional de medicamentos no país.

Sobre o curso

O Curso de Especialização à Distância em Gestão da Assistência Farmacêutica – Etapa Norte/Centro-Oeste é oferecido gratuitamente, no nível de Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade à distância, com carga horária de 480 horas a serem concluídas no período de 12 meses. As aulas são virtuais (via internet) e presenciais, as quais acontecerão na Fundação Alfredo da Matta (para avaliações e troca de informações).

Os conteúdos serão disponibilizados em ambiente virtual de ensino, utilizando recursos multimídia da internet. Além disso, haverá três encontros presenciais. Ao longo dos 12 meses de aula, o aluno desenvolverá um projeto de intervenção e um Trabalho de Conclusão de Curso, que buscará refletir sobre a prática da gestão da assistência farmacêutica em um determinado território. Na etapa Norte/Centro-Oeste, além de Manaus existem mais três sedes: Belém/PA, Brasília/DF e Goiânia/GO.