Com o objetivo de integrar ações de investigação epidemiológica como estratégias fundamentais para o alcance de informações precisas e de qualidade dentro das ações de Vigilância Epidemiológica, a Fundação Alfredo da Matta realiza neste mês de maio, três Cursos de Sistema de Informação em Saúde – SINAN/NET em Hanseníase, para profissionais de nível médio que compõem a rede de saúde do Estado.

O Curso ministrado em horário integral, acontece nos períodos de 04 a 06 de maio, de 11 a 13 de maio e de 18 a 20 de maio de 2010. Os instrutores são Valderiza Pedrosa (FUAM), Jamile Júnior (FUAM) e  Alzira Cabrinha (FVS), que desenvolverão dentro dos temas programados, uma metodologia de trabalho de ensino por competência, conduzindo o indivíduo a mobilizar, de forma articulada, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolução de problemas do cotidiano profissional, indo além de suas experiências acumuladas.

As estratégias usadas são: discussão de grupos, aulas expositivas e aulas práticas baseados nos temas principais: “ Organização do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Hanseníase”; “Utilização e Importância do Sistema de Informação para Vigilância Epidemiológica da Hanseníase”; "Uso aplicativo TABWIN na Análise da Qualidade da Base de Dados” e “ Análise de Dados e Saídas de Informações dos Sistemas de Vigilância Epidemiológica”.

Ao final de cada Curso serão apresentados os indicadores pactuados, o Aplicativo do Pacto – SINAN Relatório, a Proposta de Monitoramento e a Construção dos principais Indicadores Operacionais, Epidemiológicos utilizados na Vigilância da Hanseníase.