integração02

 

Nesta sexta-feira, 25 de maio, a Fundação Alfredo da Matta realiza na sala de Reunião da Gerência de DST, o evento “Atualização e Integração em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”, atividade interna que tem como público-alvo os servidores do setor.

“O objetivo é reunir os servidores da Gerência de DST da Fuam (GDST) para integrar, atualizar e compartilhar com todos sobre o funcionamento geral da Gerência, suas atividades e serviços, dando ênfase ao SAE, Serviço de Atendimento Especializado – HIV/Aids, ofertado pela Fuam à população que busca atendimento e tratamento em HIV/Aids”, explica Lilia Roy, médica infectologista que atua na GDST e SAE/Fuam.

integração07Como parte da programação, os servidores conhecerão os dados epidemiológicos mais atualizados em IST/HIV na Fuam, como o número atual de pacientes assistidos pelo SAE. “Atualmente estamos como quase 500 pacientes que regularmente são atendidos pelo SAE/Fuam”, explica Lilia Roy. São cerca de 30 diagnósticos por mês em HIV/Aids na Fuam que é também um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) credenciado pelo Ministério da Saúde. Segundo a infectologista, dos pacientes testados e diagnosticados positivos para HIV/Aids, a maioria permanece na instituição, iniciando seu tratamento pelo SAE/Fuam.

“A partir do diagnóstico positivo inicia-se todo um acolhimento e dá-se início ao tratamento do paciente, com consultas diversas – de enfermagem, psicossocial e médica – para então dar início ao tratamento com os medicamentos adequados”, finaliza Lilia Roy.

Além do funcionamento do SAE, a integração abordará temos como o atendimento dermatológico, ginecológico e os exames laboratoriais oferecidos na Gerência de DST/Fuam; o Fluxo de Atendimento do SAE; o atendimento de enfermagem, psicossocial e acolhimento dado aos pacientes; os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) no atendimento em Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de informações importantes sobre cartilha dos usuários do SUS, os procedimentos padrão e equipamentos de proteção individual (EPI) indispensáveis na rotina diária dos profissionais.

“Todo corpo de profissionais da GDST irá participar do encontro, para que cada profissional conheça a fundo o trabalho do seu colega e para integração05que o discurso fique afinado”, comenta o Diretor Presidente da Fuam, Helder Cavalcante. Segundo o Diretor, integrações como esta são de extrema importância, para que o atendimento final ao usuário seja o melhor possível a para que cada profissional em seu setor compreenda que o seu trabalho está interligado ao trabalho de outros colegas e de outros setores.

Atendimentos e procedimentos realizados pelo setor – A Gerência de DST realiza serviços como consultas médicas dermatológicas, testes rápidos e procedimentos diversos. Em 2017 foram 7.930 triagens, 10.511 consultas médicas, 5.120 consultas de enfermagem, 1.738 consultas de assistência social, 4.037 consultas psicológicas, 7.857 testes rápidos para Sífilis e HIV, além de 9.521 procedimentos de enfermagem.