A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou no decorrer da semana consultas e orientações sobre Hanseníase aos profissionais do município de Novo Aripuanã via Telessaúde (ambulatório virtual). O município no ano de 2014 apresentou 09 casos novos da doença, com uma taxa de detecção de 37,65/100.000 habitantes, índice muito alto, para as normas da Organização Mundial de Saúde/Ministério da Saúde.

No decorrer da semana, a coordenadora do programa de controle de Hanseníase, Valderiza Pedrosa, em contato com uma equipe multiprofissional da Fuam que está no município e equipe de saúde local, analisaram os casos em tratamento, discutiram orientações básicas e tiraram dúvidas sobre os aspectos epidemiológicos da Hanseníase no município de Novo Aripuanã.

O Município de Novo Aripuanã está localizado no Sul do Amazonas, ocupa uma área de 41.191.345 km² e tem uma população de 23.905 habitantes. É um dos maiores municípios do Brasil em área territorial. O Rio Madeira é a principal via de acesso.

A Telemedicina na Região Amazônica é um recurso cada vez mais utilizado na área de saúde para solução de problemas em que a distancia é um fator crítico. No momento, observa-se uma fase de implementação, extensão e consolidação dessa técnica entre os municípios amazonenses e centros de referência nas diversas áreas da saúde pública situadas na capital Manaus.