A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) foi a instituição convidada para participar, no dia 1º de agosto, de mais uma das atividades realizadas pelo Polo de Telemedicina da Amazônia/Telenfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com uma videoconferência sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, o médico e diretor técnico da Fuam, Luiz Cláudio Dias, apresentou o tema para enfermeiros e acadêmicos de graduação e pós-graduação da instituição de ensino.
A videoconferência, que foi transmitida do Núcleo de Telessaúde e Telemedicina da Fuam, foi a oportunidade para esclarecer diversos aspectos sobre as DST e Aids, conversar com os participantes e tirar dúvidas dos estudantes de Lábrea e Autazes, municípios do interior do Amazonas que participaram da videoconferência.
Contribuições da Fuam na área das DST/Aids e a telenfermagem
Na Fuam, a área de Doenças Sexualmente Transmissíveis se destaca pelo treinamento de profissionais, além de ser referência para atendimento ambulatorial e laboratorial para o diagnóstico de DST, através de testes e exames combinados com um serviço de aconselhamento. Além disso, oferece acompanhamento a pacientes grávidas portadoras de HIV/Aids, através do SAE – Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids para gestantes.
A Telenfermagem da UEA é uma ferramenta que viabiliza assistência e educação à distância, considerando as necessidades específicas locais, com isso, colabora para a transformação na prática dos saberes, possibilitando a troca de experiências entre estudantes, profissionais e pesquisadores que se encontram em localidades distantes.
Na região Norte, uma das contribuições da Telenfermagem é a capacitação à distância de enfermeiros e acadêmicos de graduação e pós-graduação, tendo a Fuam como uma das instituições parceiras, participando de atividades como aulas e palestras com os profissionais de saúde da instituição.