
Com o objetivo de promover mais uma ação que visa bloquear a propagação da CoVid19, em âmbito institucional, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) criou o PASSCoVid – Programa de Atenção à Saúde dos Servidores da Fuam, suspeitos ou acometidos pela CoVid19, ofertando aos seus servidores atendimento que dará suporte e orientação àqueles que apresentarem sintomas de síndrome gripal.
“A gestão da Fuam sempre preocupada com a segurança e proteção da saúde de todos os seus servidores implanta o PASSCoVid dedicado aos que apresentem quadro sintomático compatível com síndrome gripal, permitindo àqueles que queiram aderir aos cuidados ofertados, acompanhamento que se dará mediante acesso a uma plataforma, onde deve preencher seus dados e sintomas”, explica o Diretor Presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas.
A plataforma citada pelo Diretor Presidente da Fuam foi criada unicamente para essa finalidade e pode ser acessada por meio de um link disponível no site da Fuam e já encaminhado em grupos de mensagens de diversos setores, dos quais os servidores já participam. A plataforma estará disponível até que a pandemia seja oficialmente declarada sob controle por parte dos organismos de vigilância local, nacional e/ou internacional.
Notificação de Síndrome gripal dos servidores da Fuam – Todo servidor, que assim deseje, poderá preencher seus dados e informações sobre seu estado de saúde. O preenchimento do formulário dará início ao acompanhamento e avaliação do caso para as devidas providências, como trâmites internos, que permitirão o afastamento temporário do servidor, se necessário. O formulário que deve ser preenchido pelo servidor pode ser acessado pela plataforma Notificação de Síndrome Gripal dos Servidores da Fuam.
Os dados coletados serão avaliados por equipe técnica e assistencial designada para que seja dado o devido andamento, de acordo com cada caso. A equipe também ficará responsável por encaminhar para o Departamento Ambulatorial e de Diagnóstico (DAD) e para a Gerência de Gestão de Pessoas (GGP), lista com nome dos servidores que preencheram a ficha de notificação da plataforma.
A responsabilidade técnica e supervisão das medidas clínicas serão feitas por infectologista e médico, sendo importante destacar que não se destina a acompanhamento, aconselhamento ou tratamento de terceiros, ainda que contatos familiares do servidor. O Programa também não se caracteriza como atendimento ambulatorial ou emergencial, mas sim dará suporte e orientação necessários.
“Desde o início da pandemia em nosso Estado estamos tomando uma série de medidas para proteger nossos servidores e demais colaboradores, por isso, quero aproveitar esse momento para tranquilizar cada um, especialmente aqueles mais frágeis emocional e fisicamente e os com mais de 60 anos, afirmando que a gestão não tem medido esforços para proteger a saúde e a vida de todos e promover as ações necessárias para alcançar esses objetivos; o PASSCoVid é mais uma dessas medidas”, finaliza o Diretor Presidente, Ronaldo Amazonas.
Medidas de prevenção à CoVid19 na Fuam – Dentre as medidas para proteção de usuários e servidores à CoVid19 na Fundação Alfredo da Matta, destacam-se ações como orientação aos usuários sobre higienização das mãos e outras medidas preventivas, sintomas da CoVid19 e importância da etiqueta respiratória, uso de máscaras e distanciamento entre pessoas. Também foi determinada a intensificação da higienização dos ambientes ambulatorial e administrativo na sede da Fuam, adequando as medidas de biossegurança já adotadas à nova realidade da pandemia pelo novo coronavírus.
Foi reforçado aos servidores sobre o uso de EPIs adequados e autorizado o afastamento de servidores que fazem parte de grupo de risco (como os acima de 60 anos) e afastamento temporário daqueles que apresentem sintomas suspeitos, além de ter sido ofertada vacina contra Influenza para todos os servidores, na própria sede da Fuam.
A instituição adotou regime de home office para serviços que podem ser executados à distância, sem prejuízo da produtividade e adotou medidas como a suspensão dos atendimentos eletivos, readequando as agendas e reduzindo a circulação de pessoas nos ambulatórios (leia mais sobre os serviços eletivos suspensos).
Para os atendimentos considerados essenciais, está sendo mantida equipe de profissionais em regime de escala, com carga horária reduzida (leia aqui sobre a escala de servidores), de modo a manter a assistência para aqueles pacientes que não podem ter o atendimento interrompido, como pacientes que fazem uso de medicamentos controlados, pacientes em tratamento para o HIV/Aids, casos graves de câncer de pele (do tipo melanoma) e pacientes com reações hansênicas.
Pacientes que apresentam alguma intercorrência ou agravamento de seu quadro também tem recebido atenção, com avaliação individual de cada caso pela equipe médica e de enfermagem, para que ninguém fique desassistido.