A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) é o destaque do Boletim Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Hanseníase, edição do mês de maio, com matéria que fala sobre a instituição amazonense e sua atuação nos atendimentos disponibilizados à população e nas áreas de ensino e pesquisa.

Captura de Tela 2020-05-30 às 12.16.37

Tela inicial do site da BVS Hanseníase

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma rede de gestão da informação, intercâmbio de conhecimento e evidência científica em saúde criada em 2007, que se estabelece por meio da cooperação entre instituições e profissionais na produção, intermediação e uso das fontes de informação científica em saúde, em acesso aberto e universal na Web.

Criada pela iniciativa do Instituto Lauro de Souza Lima, em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), possui respaldo de instituições nacionais e internacionais com maior expertise na área. A Fuam é uma dessas instituições e compõe, desde outubro de 2019, o Comitê Consultivo que tem ainda como membros, instituições como Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Hansenologia, Faculdade de Medicina de Riberão Preto (USP), Federação Internacional de Associações Contra a Hanseníase – ILEP e DAHW (Organização Alemã).

O objetivo da BVS é reunir, organizar e disseminar a produção científica produzida, colaborando com ações no desenvolvimento de estudos e pesquisa que contribuam para a preservação da história, prevenção e tratamento da Hanseníase. Como centro de referência nacional e internacional, a Fuam integra o Conselho Consultivo da BVS, colaborando para a organização e disseminação da produção científica em hanseníase, colaborando com ações no desenvolvimento de estudos e pesquisa que contribuam para a preservação da história, prevenção e tratamento da Hanseníase no Brasil.

Para ter acesso à BVS Hanseníase, acesse https://hansen.bvs.brhttps://hansen.bvs.br/