P1150177

 

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) deu início nesta segunda-feira (27), no Miniauditório da instituição, à primeira turma deste ano de 2017 do Curso Básico em Hanseníase para profissionais da saúde. No total, participam desta turma, 16 profissionais de nível superior, dentre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de 10 municípios do interior do Estado, além da capital Manaus.

Durante a abertura do curso, o Diretor Presidente da Fuam, Helder Cavalcante, ressaltou aos participantes o importante papel da Fuam – Centro de Referência no combate à Hanseníase no Estado do Amazonas – e destacou as ações realizadas pela instituição em todo Estado, como as viagens aos municípios do interior do Amazonas para a intensificação e monitoramento da Hanseníase.

curso2O objetivo do curso é capacitar profissionais para implementação das ações de controle da Hanseníase no Estado do Amazonas, compartilhando objetivos e metas das ações de controle da doença, seu perfil epidemiológico, a importância da notificação dos casos de Hanseníase, sinais precoces da doença, além da aplicação dos exames para o diagnóstico. Durante uma semana (o curso encerra na próxima sexta-feira, dia 31 de março), os participantes terão aulas expositivas teóricas e aulas práticas, além de discussão de casos clínicos, totalizando uma carga horária de 20 horas.

Os profissionais que participam desta turma atuam nos serviços de saúde dos municípios de Anori, Atalaia do Norte, Barreirinha, Borba, Ipixuna, Manacapuru, Manaus, Nova Olinda do Norte, Pauini, Urucará e Urucurituba. O curso é uma realização da Fundação Alfredo da Matta, através da Diretoria de Ensino e Pesquisa, Departamento de Ensino e Pesquisa/Gerência de Ensino.