Equipe da Fuam esteve no município de Autazes nos dias 24 e 25 de junho para avaliação dos resultados e discussão do planejamento para continuidade do Projeto Apeli no município.
A ação piloto do Apeli – Ação para Eliminação da Hanseníase – aconteceu em Autazes, em setembro de 2019, quando foram diagnosticados 19 casos de Hanseníase.
Na reunião foi apresentada a situação dos pacientes diagnosticados durante o Apeli, em 2019, (a maioria já finalizou o tratamento) e foram discutidas estratégias para continuidade das ações de combate à Hanseníase no município, como capacitação para profissionais que passaram a integrar recentemente a equipe de saúde local; retomada de exames em escolares e da busca ativa nas áreas rurais, além da realização de exames de contatos dos casos curados ou em tratamento, mantendo esta rotina pelo prazo de cinco anos. A descentralização da triagem dermatológica e a readequação das atividades de telessaúde e teleconsultoria, segundo coordenação municipal, estão em andamento.
