As Instituições que atendem pacientes com problema de câncer de pele realizam no dia 27 de novembro de 2010, a 12ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Em Manaus estarão atuando a Fundação Alfredo da Matta, Ambulatório Araújo Lima, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e Fundação Cecon.
A 12ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele na cidade de Manaus é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia / Regional Amazonas. Em Manaus estarão envolvidos cerca de 105 profissionais, dentre os quais, médicos dermatologistas, estudantes de medicina, enfermeiros técnicos de enfermagem e técnicos administrativos.
As instituições envolvidas – Fundação Alfredo da Matta (rua Codajás / Cachoeirinha), Ambulatório Araújo Lima (rua Afonso Penna, ao lado da Faculdade de Medicina / Praça 14), Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (av. Pedro Teixeira, 25 – D.Pedro I / ao lado da Vila Olímpica) e Fundação Cecon (rua Francisco Orellana, 25 – Planalto) – atenderão, de 9 às 15 horas, pessoas que possam apresentar alguns dos seguintes sintomas: lesões na pele, inicialmente semelhantes a uma espinha, que não cicatrizam e crescem lentamente e que com o passar do tempo podessam sangrar espontaneamente ou formar pequenas feridas; alteração em pinta preta ou acastanhada – mudança na cor ou textura, bordas irregulares e tamanho aumentado.
O Câncer de Pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, acontecem diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares, espinocelulares e melanomas. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do Câncer de Pele.
Na Fundação Alfredo da Matta há uma procura muito grande de tratamento. O centro cirúrgico atende diariamente para pequenas cirurgias, cerca de 50 pessoas/dia, oriundas do interior do Estado e estados limítrofes com o Amazonas. Como as agendas ultrapassam o número normal de atendimento, periodicamente são realizados mutirões de Câncer de Pele. De 2007 a 2010, foram realizados vários, e dentre estes, nos municípios de Apuí e Humaitá. Neste período foram realizadas cerca de 150 cirurgias em mutirões e mil cirurgias na Fundação.
A proteção contra Câncer de Pele ocorre com o uso de bonés, roupas que protejam a pele e filtros solares. Deve-se evitar a exposição solar entre 10 e 15 horas, pois nesse horário incide a radiação UVB que é a de maior potencial carcinogênico.