A Fundação Alfredo da Matta, realiza no período de 17 a 21 de agosto de 2015,o Curso de Baciloscopia em Hanseníase, para profissionais de nível superior.Além de conhecer com detalhes a doença, os profissionais aprenderão aplicar técnicas de processamento e coloração utilizada no Laboratório de Baciloscopia da Hanseníase.

O Curso está sendo ministrado em horário integral com aulas prático-teóricas. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta,causada pelo Mycobacterium leprae ( bacilo de Hansen).Esse bacilo é capaz de infectar grande número de pessoas, mas poucos adoecem ( baixa patogenicidade).

A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) recomenda,para fins terapêuticos, a classificação operacional baseada no número de lesões cutâneas.Os casos com cinco ( 5 ) lesões são considerados Paucibacilares ( PB ) e aqueles com de cinco lesões são os Multibacilares ( MB ).

As manifestações clínicas da hanseníase são bastante variáveis e estão relacionadas com a imunogenicidade do bacilo e com o sistema imunológico do hospedeiro. A associação desses fatores é responsável pelo alto potencial incapacitante da doença e esta, sem dúvidas é uma das principais razões para que ela seja de notificação compulsória e investigação obrigatória.

Neste Curso, os participantes da rede pública de saúde, terão aulas teóricas com a Dra.Rossilene Cruz que repassará informações sobre a Hanseníase e seu diagnóstico clínico,laboratorial e diferencial. Ela orientará também sobre o tratamento da doença , efeitos adversos e reações hansênicas.

As aulas práticas serão ministradas pelo Farmacêutico-bioquimico Jorge Ewerton Sales e o Técnico- Farmacêutico Valdinei Santarém. Com eles os profissionais aprenderão os Métodos de Diagnóstico Laboratorial da Hanseníase, com a prática na Sala de Coleta e na Microscopia.