Foto: Arquivo FUAM – Dra Graça Cunha (FUAM) em aula prática no curso oferecido em 2013.
A Fundação Alfredo da Matta (FUAM), órgão do Governo do Estado do Amazonas, realiza de 12 a 16 de maio, na sede da instituição, o “Curso de Hanseníase Teórico-Prático para Dermatologistas dos Centros Nacionais de Referência – OPAS – OMS”.
Os participantes são especialistas em dermatologia que atuam em centros de referência e programas de combate à hanseníase em países-membros da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organismo internacional que integra a Organização Mundial da Saúde (OMS), como escritório regional na região das Américas e Caribe.
Segundo o diretor-presidente da Fuam, Carlos Chirano, a parceria entre Fuam e OPAS/OMS para a realização deste curso foi firmada em carta-acordo ainda no ano de 2013, após a proposta apresentada pela Fundação à OPAS ser selecionada. “Este é o segundo ano que realizamos o curso, em 2013 outros 10 médicos participaram da atividade e avaliaram muito bem as aulas dos nossos profissionais. Somos Centro de Referência em hanseníase, o que nos credencia a realizar atividades de pesquisa e treinamento nesta área”, explica o diretor.
Os médicos que irão participar desta turma são oriundos da Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Santa Lucia (Caribe) e Uruguai. Todos vêm a Manaus sob indicação da OPAS.
Sobre o curso – A abertura do curso teórico-prático de hanseníase será realizada às 8 horas da próxima segunda-feira (12), no auditório da Fuam (rua Codajás, 24, Cachoeirinha), com a presença do representante da OPAS/OMS no Brasil, Ruben Santiago Nicholls e diretores da instituição.
O curso está dividido em aulas teóricas e atividades práticas, quando os visitantes acompanharão atendimento de pacientes nos ambulatórios.
O programa das aulas teóricas inclui temas como a epidemiologia da hanseníase; situação da hanseníase nas Américas; vigilância de contatos (pessoas próximas ao paciente de hanseníase); a etiologia (causas da doença), manifestações na pele, prevenção de incapacidades físicas e autocuidados em hanseníase. Um enfoque especial será dado ao tratamento da doença, destacando a diferenciação entre os casos de reações e recidivas (termo popularmente conhecido como “recaída” ou retorno da doença). Casos especiais de tratamento da hanseníase em idosos, grávidas e pacientes co-infectados com HIV também serão abordados.
Nas aulas práticas, os visitantes acompanharão atendimentos ambulatoriais e poderão conhecer de perto como os casos da doença são tratados e como os pacientes e ex-pacientes são acompanhados pela Fundação.
Os temas que serão abordados, bem como as aulas práticas serão realizados por médicos, enfermeiros e assistente social da equipe da Fuam: especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação.
Fuam como Centro de Referência em hanseníase – A Fundação Alfredo da Matta é credenciada, desde 1998, como Centro Colaborador da OMS para controle, treinamento e pesquisa em hanseníase para a região das Américas e Caribe.
Como Centro de Referência, faz parte das atribuições desenvolver atividades como treinamentos e capacitações em hanseníase, dando suporte aos demais países-membros e compartilhando com os profissionais desses países, conhecimentos sobre a doença.
Além dos permanentes cursos de capacitação em hanseníase e outras dermatoses para profissionais de saúde, a Fuam atua também na formação de médicos, tanto na graduação – recebendo alunos das disciplinas e estágios de Dermatologia de faculdades de medicina do Estado do Amazonas – quanto na pós-graduação, com seu programa de residência médica na mesma área.
