A Fundação Alfredo da Matta deu início nesta semana à primeira turma deste ano de 2013, do Curso Básico em Hanseníase para profissionais da saúde. No total, 17 profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) de 10 municípios do interior do estado e da capital Manaus, participam da atividade que iniciou dia 8 de abril e segue até a próxima sexta-feira (12), na sede da instituição.
O objetivo principal do curso é capacitar profissionais para implementação das ações de controle da hanseníase no Estado do Amazonas. Para isso, o curso aborda temas que vão desde os conhecimentos básicos sobre a hanseníase – como sua forma de transmissão, sintomas, tratamentos e efeitos adversos – passando pela prevenção da incapacidade física que a doença pode causar, o diagnóstico laboratorial, até a importância da vigilância epidemiológica e notificação correta dos casos. Além disso, aspectos sociais, serviços de enfermagem na hanseníase também são destaques da programação. Os facilitadores do curso são todos profissionais da FUAM: médicos, enfermeiros, assistente social e bioquímico.
Os profissionais que participam do curso atuam nas secretarias de saúde dos municípios de Beruri, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri, Borba, Ipixuna, São Gabriel da Cachoeira, Urucurituba e Tabatinga. Os DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena – também contam com representantes vindos de Borba e da capital Manaus.
O curso é uma realização da Fundação Alfredo da Matta, através do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia/FUAM, Coordenação Estadual do Programa de Controle da Hanseníase e Gerência de Ensino/FUAM.
Durante a semana, os participantes terão aulas expositivas teóricas e aulas práticas, além de discussão de casos clínicos. O curso tem a carga horária de 40 horas.
Comunicação Social/FUAM
