Currículo Lattes foi o tema da aula promovida na última quinta-feira (25) pela coordenação do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Alfredo da Matta (PAIC/Fuam) para os bolsistas da turma 2020/2021.
Realizada em ambiente virtual, a atividade faz parte do calendário de aulas remotas propostas ao grupo de pesquisa, como alternativa para a suspensão temporária das atividades presenciais na instituição, restrição imposta pela pandemia de Covid-19.
Ministrada pelo bibliotecário da Fuam, Júlio Sampaio, a aula abordou o tema “Currículo Lattes” de forma mais prática, evidenciando a importância da ferramenta para análise da trajetória acadêmica de um profissional. “Como os alunos já tem um conhecimento prévio da ferramenta, não focamos em questões elementares, mas sim em aspectos como a importância de se atualizar o currículo sempre que concluir uma atividade acadêmica e dicas como o cuidados em não deixar o currículo aberto na plataforma e a responsabilidade com as informações que são declaradas no documento”, explica.
Aulas remotas – As aulas remotas foram uma proposta lançada pela coordenação do Paic/Fuam aos bolsistas como atividade complementar para o desenvolvimento de suas pesquisas. Os temas escolhidos envolvem o universo do pesquisador, buscando, assim, contribuir para o processo de iniciação científica. O primeiro encontro virtual deste ano, por exemplo, abordou orientações sobre os mecanismos para busca de artigos científicos em bases de dados e a ideia é dar continuidade aos encontros, mantendo, mesmo que à distância, uma rotina de estudo e compartilhamento de conhecimento entre bolsistas e pesquisadores da instituição.
Sobre o PAIC – O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) foi implantado na Fuam com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). O convênio entre as instituições prevê a concessão de bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação por um período de 12 meses.
Os principais objetivos do Programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de graduação; fortalecer os grupos de pesquisa da FUAM; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e promover a cooperação científica entre a FUAM e instituições de Ensino Superior do Amazonas.