O Dia Mundial de Higienização das Mãos, festejado dia 05 de maio, foi lembrado na Fundação Alfredo da Matta pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com realização palestras para os profissionais de saúde e usuários nas faixas de atendimento. Na oportunidade foram distribuídos frascos de álcool 70 para ajudar na higienização das mãos.
A Organização Mundial de Saúde estabeleceu o dia 05 de maio, como uma data especial para conscientizar os profissionais de saúde, os administradores hospitalares sobre a importância de higienização das mãos.
Falando sobre o evento, o Dr.Helder Cavalcante – Diretor Presidente da Fuam e Médico Dermatologista, afirmou que “a higiene das mãos é uma das mais importantes medidas de prevenção e controle de infecções, relacionadas à assistência à saúde – IRAS, promovendo segurança de pacientes,profissionais e usuários dos serviços de saúde e mais ainda, promovendo saúde para toda população”.
A CCIH/FUAM – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Fundação Alfredo da Matta é composta pelos profissionais: Farm. Eliene Canto Duarte (Presidente), Dra.Lilia Roy – Infectologista (Vice – Presidente) e os membros: Enfª Artemísia Amorim, Fisiot. Isabelle Nóbrega, Farm. Lânia Mestrinho, Enfº José Yranir, Farm.Isabele Maria Lins.

