Dando continuidade ao atendimento à comunidade carcerária de Manaus, a Fundação Alfredo da Matta/ Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUS, atende nos dias 13 e 14 de abril, detentos em regime aberto e semi-aberto, da Casa do Albergado, situada na Avenida Codajás, Cachoeirinha.

Explicando o atendimento, Dra Lilia de Oliveira Roy, infectologista que acompanha as ações do Projeto, afirma que “o trabalho consiste em realizar palestras e testes rápidos para detectar DST/HIV e Sífilis, em horários fora do padrão normal, já que 90% dos albergados ficam fora o dia todo, saindo cedo para o trabalho e retornando somente à noite”. Em relação aos detentos em regime aberto, a diretora Janilce Fatin Castro, explica que fez uma convocação extra e todos estão comparecendo para realizar o exame. De acordo com a diretora, são 184 detentos sob a responsabilidade da Casa do Albergado e a meta é realizar os testes em todos eles.

A equipe da Gerência de DST responsável pelos testes é composta pelos profissionais: Lilia Roy, Jorge Castro, Lídia Vale, Fátima Barbosa, Walderiza Passos, Maria Iane Silva, Ocierema Rocha e Aglimar Barroncas.

Testes rápidos no Sistema Carcerário de Manaus

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a FUAM, em parceria com a SEJUS/ Hospital de Custódia/ Coordenação das Ações de Saúde do Sistema Penitenciário, Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, Coordenação Estadual de DST/Aids e SUSAM, realizou exames em 2.312 detentos, em nove unidades de regime semi-aberto e fechado.