
Encerrando o ciclo de palestras do calendário de atividades em 2024 do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (PAIC/Fuham), os bolsistas da turma 2024/2025 participaram na última sexta-feira (22/11) da aula “Como apresentar dados?”. Realizada no Miniauditório da Fuham a aula foi apresentada por Layne Even Borges de Souza e Izabele de Souza Guimarães, ambas biólogas e mestres em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). As palestrantes compartilharam conhecimento e experiências da carreira acadêmica de forma clara e descontraída, ressaltando a importância do tema para todo pesquisador.
“Quando a gente escolhe, opta por servir uma carreira científica, por muitas vezes, a gente vai se deparar com esse momento de ter que fazer uma apresentação. Seja em eventos científicos, como os congressos, seminários, no caso de vocês, o PAIC, seja na trajetória acadêmica, na graduação, no mestrado, no doutorado, você vai ter que defender a sua tese, você tem que aprender a fazer uma boa apresentação, que inclui tudo, inclui uma boa oratória, inclui você saber formatar um slide, inclui você ter o domínio do seu trabalho”, explica Layne Even.
Segundo a palestrante a apresentação dos resultados é um momento importante da pesquisa, pois a divulgação é um momento de compartilhar resultados, demonstrar para a comunidade a importância do seu estudo.
“Por que é importante apresentar dados, saber fazer uma boa apresentação de dados? Na pesquisa científica, que é o nosso contexto, essa é a ferramenta mais importante, eu diria, para divulgação e validação de um estudo, porque depois de todo o seu trabalho, esse é o momento que você vai mostrar o que você fez e você vai ‘vender’ o seu texto”, explica.
Divulgação de resultados
Ao longo da aula, os bolsistas conheceram melhor os tipos de dados, os elementos essenciais para uma apresentação, além da importância do design e formatação desses dados para uma boa apresentação, de forma a comunicar claramente as informações coletadas na pesquisa.
“A aula-palestra foi sobre como apresentar dados, uma parte fundamental nessa etapa deles, no final, depois de todo o estudo que eles fizeram esse ano, eles trabalhando, coletando informações, desenvolvendo a pesquisa deles; chegando ao final, na apresentação, é a hora de demonstrar para as pessoas porque esse estudo é relevante, qual é a contribuição desse estudo”, complementa Layne Even.
Saber como melhor demonstrar os dados e resultados e como apresentá-los, tanto no que se refere aos recursos visuais, como a forma mais adequada de se portar, por quem apresenta, a melhor forma de organizar as ideias, dividindo de forma interessante o conteúdo a ser apresentado, também foram alguns dos temas abordados durante o encontro.
“Esse é o primeiro contato deles mesmo com a pesquisa, então é mais para dar um norte, para dar uma luz para eles de como chegar lá no tão sonhado dia e eles conseguirem fazer a apresentação da melhor forma”, conclui a palestrante.