
A Associação de Psoríase do Amazonas (APAM), com apoio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realiza todas as terças-feiras, sempre a partir das 6h30, na sala de autocuidado da instituição, reuniões voltadas para os pacientes em tratamento da doença.
Os encontros são uma iniciativa da Associação e tem como objetivo discutir temas importantes para os pacientes, como a própria psoríase e outras comorbidades, vida e bem estar.
“Os temas abordados nas reuniões serão sempre sobre autoimagem, gatilhos emocionais, modelos de comportamento, atividade física, nutrição, estresse, família”, explica João Carlos Silva, membro e colaborador da APAM.
Qualquer paciente de psoríase pode participar do grupo, basta comparecer à Fuham, na sala de autocuidados, sempre às terças-feiras, a partir das 6h30, horário que normalmente os pacientes em tratamento chegam para atendimento ambulatorial.
Atendimento psicológico terá nova opção de atendimento
A psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa, que não tenha cura, mas que possui tratamento capaz de dar qualidade de vida aos pacientes.
Na Fuham o paciente tem acesso ao tratamento completo, desde o atendimento dermatológico, medicações tópicas, orais e injetáveis, fototerapia, indicados conforme o caso de cada um.
O tratamento também inclui atendimento psicológico, já que fatores emocionais atuam de forma relevante no estado do paciente.
Sabendo da importância desse acompanhamento psicológico para os pacientes da psoríase, APAM e Fuham uniram forças e a partir deste mês, um novo espaço para atendimento psicológico será iniciado.
“A ideia desse atendimento é porque as doenças autoimunes tem um cunho emocional muito forte e alguns estudos já mostram isso, a gente tem visto que pessoas quando não socializam, principalmente na psoríase, que a pessoa se retrai e não vai expor suas necessidades e angústias, ela fica mais deprimida em relação a isso; então esse é o objetivo desse trabalho que a gente está fazendo”, explica João Carlos.
O atendimento psicológico, por sugestão dos membros da APAM, será ofertado como terapia em grupo, para pacientes de psoríase da Fuham, sempre às quintas-feiras, às 15 horas, no miniauditório da Fundação, com início já no próximo dia 29 de maio.
Inicialmente será um grupo de até 15 pacientes e os interessados devem primeiramente manifestar seu interesse, entrando em contato com a secretária da APAM, senhora Elenilda Gama, pelo número 99138-5336. A realização do atendimento depende da adesão dos pacientes, por isso é importante que compareçam às sessões agendadas.
A terapia em grupo é um processo terapêutico do qual participam várias pessoas juntas, na mesma sessão, geralmente, com uma questão e problemas semelhantes.