
Além de ser referência no tratamento da hanseníase, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) tem também um trabalho já bastante consolidado no atendimento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com um setor exclusivamente voltado para o atendimento nesta área, a Gerência de IST (GIST).
“Qualquer pessoa – homens e mulheres – com suspeita clínica de alguma IST, apresentando sintomas como verrugas ou úlceras genitais, corrimento uretral ou vaginal, ou simplesmente aqueles que desejam conhecer o seu estado sorológico, podem procurar a Fuham, sem necessidade de encaminhamento médico ou consulta agendada pelo Sisreg”, explica o enfermeiro Carlos Alberto Barros, gerente da área.
A Gerência de IST da Fuham está de portas abertas, diariamente, de segunda à sexta-feira, recebendo os pacientes que podem vir com um encaminhamento simples de médicos tanto da rede pública, quanto da rede privada e também pacientes por demanda espontânea, basta procurar a gerência nos dias mencionados, nos horários de 7 às 9 horas e de 12 às 14 horas; sem a necessidade de agendamento de consulta pelo Sisreg, como acontece para os demais atendimentos ambulatoriais.
Além dos pacientes referenciados e de demanda espontânea, a GIST presta atendimento para aqueles referenciados internamente, ou seja, todo paciente já em tratamento na Fuham, por quaisquer doenças dermatológicas são também avaliados e na suspeita de alguma IST, são devidamente encaminhados para consultas no setor.
“A Fuham presta um serviço de referência em IST, em todos os graus de atuação, em relação às IST e HIV”, explica o enfermeiro Carlos. “Nós fazemos o CTA [Centro de Testagem e Aconselhamento], nós fazemos a clínica ambulatorial de IST [masculina e feminina], onde a gente atende todos os pacientes que são encaminhados para cá com sintomatologia associada à IST; é feita a triagem, a consulta médica ambulatorial, coleta de exames laboratoriais para confirmar suspeita [para HIV, sífilis e hepatites]”, complementa.
A Fundação Alfredo da Matta faz parte de uma rede de saúde bem estruturada no atendimento das IST, envolvendo Estado e municípios. “Todas as unidades de saúde oferecem a testagem sorológica para HIV, sífilis e hepatites e todos os 62 municípios possuem o sistema implantado. Assim, de forma bem simples, a pessoa pode se dirigir a qualquer unidade de saúde, inclusive ao Alfredo da Matta, procurar o CTA da unidade, onde vai receber orientação antes e após os exames, vai fazer os testes rápidos e em torno de 30 a 40 minutos ele já tem o resultado em mãos”, explica o enfermeiro Carlos.
Por ser um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a instituição disponibiliza para qualquer pessoa que queira exclusivamente fazer a testagem sorológica para HIV, sífilis e hepatites virais do tipo B e C; testes rápidos e aconselhamento, sem a necessidade de encaminhamento médico. Isso significa que o paciente pode se dirigir diretamente à Unidade para a realização dos exames. Todos os dias, de segunda à sexta-feira, no horário de 7 às 9 horas o CTA na Fuham recebe os pacientes.
Os diagnósticos positivos são encaminhados de forma imediata: se for positivo para sífilis, seguem em tratamento na própria Fuham; os casos positivos de hepatites, são encaminhados para o ambulatório de hepatologia da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); já para os casos positivos de HIV é ofertado o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) mais próximo da residência do paciente, podendo ser o SAE da própria Fuham.
No SAE da Fuham, o paciente faz todo acompanhamento necessário, com equipe multidisciplinar, além de exames e medicação. Apenas os pacientes que possam ter alguma complicação decorrentes do HIV são encaminhados à FMT-HVD, referência no tratamento para HIV/Aids.
Se você tem algum sintoma de IST ou deseja conhecer seu estado sorológico para sífilis, HIV e hepatites, procure a GIST da Fuham de segunda a sexta-feira, de 7 às 9 horas ou de 12 às 14 horas. Outras informações pelo telefone 3632-5836.