A Fundação Alfredo da Matta promove nos dias 18 e 19 de junho de 2010, a 1ª Jornada de Dermatologia Sanitária. O evento reúne profissionais da dermatologia de todo Brasil.

O objetivo do evento é trazer profissionais de outros estados brasileiros que deverão apresentar temas importantes na dermatologia para serem discutidos em Manaus e conhecer com mais detalhes a produção científica e de trabalho realizada na Fundação. Como destaque do evento a inauguração da Galeria de Residentes que passaram pela Instituição desde 1986 até os dias atuais.

O evento recebe o apoio da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia (SECT), Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (FAPEAM) e Sociedade Brasileira de Dermatologia / Regional Amazonas. Na coordenação da 1ª Jornada está a Dra. Paula Bessa Rebelo – Diretora Técnica da Fundação Alfredo da Matta e Membro Efetivo da SBD/AM.

Os temas trazidos pelos profissionais de outros estados são: “Estados Reacionais e uso da azatioprina nas reações hansênicas”, “Atualização em Dermatoses Neutrofílicas” – Sandra Durães / Rio de Janeiro,” Acne: o que há de novo”, “Fototerapia: principais indicações / melhores resultados” – Ivonise Follador / Bahia, “Microdermoabrasão e peelings químicos superficiais” , “Tratamento cirúrgico da unha encravada: cirurgia x Fenolização”, “ Classificação das feridas cirúrgicas e uso de antibióticos” – Cleide Eiko Ishida / Rio de Janeiro, “Casos clínicos”, “Manifestações cutâneas associadas a Aids após introdução dos antiretrovirais” – Beatriz Moritz Trope / Rio de Janeiro,” Atualização em Fotoproteção” – Marcia Ramos e Silva / Rio de Janeiro.

Os profissionais médicos dermatologistas da Fundação Alfredo da Matta e da Sociedade Brasileira de Dermatologia / Amazonas, apresentarão aos participantes trabalhos de pesquisa com os temas: “Esquemas de tratamento da hanseníase: Avaliação mundial e nacional”- Dra. Maria da Graça Cunha, “Hanseníase e gravidez” – Maria de Fátima Maroja /, “Quelóides: quando e como excisar” – Carlos Alberto Chirano, “Verruga Periungueal e Plantar: como tratar” – Renato Cândido, “Hemangiomas – quando devemos intervir?” – Isabel Lima , “Biópsia ungueal nas lesões melanocíticas: quando indicar”- Claudia Zanardo, “Ceratose actínica: crioterapia x terapia fotodinâmica” – Adriana Raposo, “O papel da dermatopatologia” – Antonio Pedro Schettini, “Pitiríase Versicolor Recorrente: como conduzir” – Patrícia Motta de Morais, “Avaliação do paciente com prurido: o que investigar” – Roberta Nazareth Alagia, “Doenças auto-imunes: diagnóstico de valor” – Ilner Souza e Souza, “Alopecia areata: como conduzir” – Lucilene Sales, “Dermatoscopia; o que devemos saber”- Carla Rocha Ribas, “Lesões orais brancas: como conduzir” – Silmara Navarro Pennini , “A assistência dermatológica nas alergias: spot lights” – José Carlos Sardinha .

Homenagem aos Residentes

A Residência Médica em Dermatologia é uma atividade da Fundação Alfredo da Matta iniciada em 1986, quando firmou convênio com a Universidade Federal do Amazonas.

A importância do trabalho realizado há vinte e quatro anos, se deve ao grande empenho dos profissionais médicos preceptores, que são conscientes do papel da Residência no contexto da Fundação.

Para o Dr. Antonio Pedro Mendes Schettini, médico pesquisador e preceptor “um dos pontos mais alto, mais nobre, é a Residência, pois este segmento faz com que a área da pesquisa, exija dos profissionais, dedicação, discussões e até estudos de casos e avance para o aperfeiçoamento do trabalho profissional e atendimento ao público usuário.”