IMG-20240514-WA0008

 

Profissionais do Acre participaram da 1ª etapa das ações de capacitação, que devem ser realizadas ainda em outras duas regiões do estado.

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), referência no controle e combate da hanseníase, foi uma das instituições colaboradoras na realização da primeira etapa das “Ações de capacitação em Hanseníase com ênfase no diagnóstico precoce e tratamento oportuno no estado do Acre” que aconteceu na semana de 6 a 10 de maio, na capital do estado, Rio Branco, local que reuniu profissionais de outros 11 municípios, que fazem parte da 1ª Região de Saúde do Baixo Acre.

O evento é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Doenças Transmissíveis/Coordenação-Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Secretaria de Saúde do Acre.

Além desta primeira etapa, as capacitações ainda devem acontecer em outras duas regiões do Acre, nos meses de junho e julho, respectivamente para a 3ª Região de Saúde do Juruá e Tarauacá, que acontecerá no município de Cruzeiro do Sul; e para a 2ª Região de Saúde do Alto Acre, que acontecerá no município de Brasiléia.

IMG-20240514-WA0011Segundo o farmacêutico-bioquímico da Fuham, Jorge Ewerton Sales, que representa a instituição nesta ação, a Fuham participou da primeira fase da capacitação com aulas presenciais para profissionais da 1ª Região de Saúde do Baixo Acre e agora, segue com acompanhamento on line, dando suporte aos participantes sobre as atividades propostas durante o curso presencial. “As aulas presenciais para a 1ª Região encerraram, mas o trabalho ainda está em andamento, com instruções por videoconferência sobre a leitura de lâminas [de exames de baciloscopia em hanseníase]”, explica Ewerton.

Para as duas próximas regiões, o farmacêutico-bioquímico informa que continuará como facilitador, dando apoio on line no acompanhamento de análise das lâminas de baciloscopia em hanseníase (para municípios da 3ª Região) e novamente com aulas presenciais, no mês de julho, no município de Brasiléia para profissionais que atuam na 2ª Região de Saúde do Alto Acre.

Capacitação

O objetivo da ação é capacitar profissionais das equipes que atuam no combate à hanseníase no estado do Acre, visando fortalecer as ações de enfrentamento da doença na região.

IMG-20240514-WA0003Os participantes são médicos, farmacêuticos-bioquímicos e fisioterapeutas das três regiões de saúde acreanas, com intuito de compor uma equipe de especialistas preparados para o enfrentamento da doença, com ênfase no diagnóstico precoce e tratamento oportuno, manejo das reações hansênicas, avaliação neurológica simplificada, prevenção de incapacidades e exames laboratoriais de apoio ao diagnóstico clínico.

Na área laboratorial, o conteúdo ministrado pelos facilitadores Jorge Ewerton Sales da Fuham e Alexandre Casimiro (farmacêutico e consultor técnico do Ministério da Saúde), envolveram conteúdos como procedimentos realizados pela unidade laboratorial, registro do exame no setor, coloração a frio [método aplicado em lâmina para análise do material coletado de paciente], leitura microscópica com índice baciloscópico, liberação de resultados, armazenamento de lâminas, leitura de lâminas de baciloscopia do raspado intradérmico e controle de qualidade das lâminas de baciloscopia em hanseníase.

Além destes, o curso aborda uma série de conteúdos relevantes, como aspectos clínicos da hanseníase, reações, esquemas terapêuticos, avaliação neurológica simplificada, dentre outros.

 

Fotos: Arquivo/Jorge Ewerton Sales