A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade da rede estadual de Saúde, foi homenageada, na manhã desta sexta-feira (22), pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A casa realizou uma seção especial para comemorar os 70 anos que a Fuham completa no próximo 28 de agosto. A seção, proposta pelo deputado Dr. Gomes, reuniu servidores da casa e representantes de instituições parceiras, como a FVS e a FIOCRUZ. O secretário-adjunto de Atenção Especializada da SES, Éwerton Guimarães, representou o governador Wilson Lima.

Na foto: Stefanie Lopes (diretora FIOCRUZ Amazônia), Mara Gomes (servidora da FUHAM), Dr. Gomes (deputado autor da propositura), Dona Jesus (servidora da Fuham), Carlos Chirano (Dir-Presidente da Fuham), Tatyana Amorim (Pres. FVS), Éwerton Guimarães (sec. adj. Atenção Especializada da SES)
“A Fundação Alfredo da Mata não é apenas uma instituição de saúde, ela é um símbolo de esperança, ciência e dignidade para o povo amazonense. O Amazonas é marcado pelas suas particularidades, grandes distâncias, logísticas de vícios, grandes rios, E a Fundação Alfredo da Mata cresce justamente nesses cenários, rompendo as barreiras, levando saúde, onde o acesso parecia impossível”, afirmou Éwerton.
Durante a seção, cinquenta servidores de vários setores e tempos de serviço diferentes receberam certificados de reconhecimento por relevantes serviços prestados à Fuham. Para o diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, comemorar os 70 anos da Fuham rende momentos de muita emoção. “Ao comemorarmos o aniversário, reafirmamos nosso compromisso de continuar zelando por este nome, fortalecendo nossa missão e deixando às futuras gerações o exemplo de que a saúde pública, quando feita com ética, com ciência, com decência, com solidariedade, é capaz de mudar o destino de pessoas e comunidades inteiras” afirmou Chirano no discurso proferido aos presentes.

O proponente da seção, deputado Francisco Gomes, entregou a Carlos Chirano uma placa comemorativa. A placa citou a referência, nacional e internacional, na qual a Fuham se tornou, “contribuindo para o bem estar da população do estado” (do Amazonas)”. “A Fundação Hospitalar Alfredo da Mata tem uma grande responsabilidade para com a saúde da população do Amazonas, tanto da capital quanto do interior. Se é um problema de saúde pública que aflige muito o psicológico, o lado emocional das pessoas, é uma doença dermatológica”, afirmou Gomes que, além de ser médico, é presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam.

Programação
A seção especial de hoje abriu a programação oficial de comemoração dos 70 anos da Fuham. No dia 27 de agosto, às 9h, acontece no auditório “Damião Litaiff”, sede da Fuham, um culto ecumênico que reunirá servidores e colaboradores para momentos de agradecimento.
Nos dias 28 e 29 de agosto, a programação festiva dá espaço para atividades acadêmicas, com a realização do Simpósio Pi’ra 2025: Panorama e Desafios sobre Hanseníase, Doenças Dermatológicas Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis no Amazonas.
O evento acontece das 9 às 16 horas, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
O simpósio, que tem apoio da UEA e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é aberto a profissionais, pesquisadores e estudantes interessados nas áreas de atuação da Fuham e está com inscrições abertas, pelo site www.piraamazonasfuham.com.br.
Na noite do dia 28, data em que a Fuham comemora o aniversário, será realizado um coquetel, com homenagens a servidores e premiação dos melhores trabalhos de bolsistas de iniciação científica da instituição. Também serão destacados os melhores trabalhos do curso de mestrado da Fuham/UEA, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia. O evento será das 19h às 22h, no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, na venida 7 de Setembro, Centro, e será destinado a servidores e convidados.
