A revista alemã Hoffnung auf Partnerschaft da Deustsche Lepra – und Tuberkulosehilfe e.V ( DAHW ), destaca na sua edição deste trimestre/2016, as ações de Hanseníase, realizadas pela Fundação Alfredo da Matta, no Estado do Amazonas. O trabalho de parceria entre Fuam e Dahw acontece há mais de 10 anos.
Os consultores da DAHW , Manfred Gobel e Reinaldo Bechler, juntamente com a equipe da Fuam, já montaram o calendário de ações 2016, para o interior do Estado,visando a busca de casos novos de Hanseníase. Com um calendário bem estruturado, as equipes desenvolvem o trabalho de busca. A equipe da DAHW atua em diversos países no combate à Hanseníase e outras enfermidades. Uma das atividades realizadas com parceiros locais é o exame dermatológico gratuito.
Falando desses exames gratuitos, Reinaldo Bechler enfatiza que “ nesses exames é diagnosticado um contigente preocupante de casos de Hanseníase em crianças, além dos casos com elevado grau e incapacidade física”. Segundo ele “ a Hanseníase ainda vive e não apenas aqui no Brasil. No mundo todo, afirma, são registrados aproximadamente 220.000 novos casos todos os anos.”
O Amazonas entre os anos de 1989 e 2015,registrou uma queda de 82,1 % no coeficiente de detecção geral da doença.Sua incidência vem caindo ano a ano e a expectativa é diminuir cada vez mais este percentual.Em 2015 foram detectados 489 casos novos e desse total 184 (37,6 %) são pessoas residentes em Manaus e 305 (62,4 %) nos demais municípios amazonenses. Os municípios que apresentaram, maior número de casos novos, foram: Manaus ( 184 ),Humaitá (26 ), Parinstins ( 19 ), Boca do Acre ( 16 ), Manicoré ( 16 ), Manacapuru ( 13 ), Guajará ( 12 ), Autazes, Iranduba e Itacoatiara ( 11 casos cada ).Os casos encontrados em menores de 15 anos revelam 59 em todo o estado, sendo 26 na cidade de Manaus.
Segundo o Dr.Helder Cavalcante – Diretor Presidente da Fuam “Para que a Hanseníase possa ser precocemente diagnosticada, temos como importante meta do nosso trabalho, as campanhas de conscientização. A intenção é sensibilizar o maior numero de pessoas possível, para que de fato a doença seja facilmente tratada e incentivar o portador a buscar auxilio médico especializado o quanto antes.”
A Hanseníase é uma doença transmitida pelas vias aéreas superiores ( espirro e/ou tosse ), de uma pessoa doente que não está em tratamento.Um abraço, aperto de mão ou carinho não transmite a Hanseníase.O tratamento é feito em qualquer unidade básica de saúde. A medicação usada é totalmente gratuita. Para descobrir a doença, basta um exame de pele.