A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) participou do treinamento “Diagnóstico e tratamento da hanseníase e uso de Teste Rápido (ML Flow) para contatos domiciliares de hanseníase na Atenção Primária de Saúde (APS)”, promovido pelo Ministério da Saúde e executado em Manaus pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus). A atividade acontece na semana de 6 a 10 de junho.
O Ministério da Saúde selecionou algumas cidades brasileiras, dentre elas, Manaus para ofertar o teste rápido de hanseníase na Atenção Primária de Saúde, por isso, a Secretaria Municipal iniciou a capacitação dos profissionais que irão adotar a nova ferramenta na rotina do atendimento.
A Fuham participou da atividade na terça-feira (07/06) com a presença da farmacêutica Cynthia de Oliveira Ferreira que treinou os profissionais na aplicação dos testes rápidos. Esta foi a primeira execução de teste rápido em contatos de pacientes com hanseníase em Manaus, atividade que teve um bom aproveitamento.
O público-alvo para uso destes testes são contatos de pacientes diagnosticados com hanseníase, em tratamento ou já tratados e o objetivo é detectar se os mesmos terão ou não predisposição a desenvolver a doença no futuro.
Caso o resultado seja positivo, o paciente será acompanhado com mais atenção por equipe multidisciplinar e futuramente, caso seja diagnosticado com a doença, será prontamente atendido para evitar quaisquer sequelas. Já os casos negativos, o paciente poderá retornar à unidade de saúde apenas anualmente para seguir com o monitoramento, como já é feito de rotina.
São considerados contatos os familiares ou amigos que convivem intimamente com um paciente de hanseníase, compartilhando o mesmo ambiente diariamente e por tempo prolongado, há pelo menos cinco anos.
Segundo a Semsa Manaus, foram selecionados para a primeira capacitação, 12 médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária. Também foram selecionados 30 contatos para serem avaliados durante o período de capacitação.