A CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e o Departamento Ambulatorial e Diagnóstico (DAD) da Fundação Alfredo da Matta (Fuam) promoveram na manhã desta sexta-feira (11), no Auditório Damião Litaiff, uma palestra de atualização sobre noções de biossegurança, com foco nas medidas de prevenção a Síndromes Respiratórias e à Covid-19.
Servidores foram convidados, embora o público-alvo tenha sido o grupo de colaboradores – terceirizados e estagiários – que iniciou suas atividades recentemente na Fuam.
Medidas como higienização das mãos, uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPI), distanciamento social, importância da vacina, dentre outras práticas de segurança foram discutidas e apresentadas aos participantes pela farmacêutica Eliene Canto que coordena a CCIH/Fuam.
Medidas de prevenção à Covid-19 na Fuam – Desde o início da pandemia a Fuam tem mantido uma rotina de cuidados para evitar disseminação do novo coronavírus no âmbito institucional.
Medidas e rotinas para proteção de usuários e servidores foram instituídas e são permanentemente avaliadas por uma Comissão que monitora os números de casos na instituição.
Orientação aos usuários sobre higienização das mãos e outras medidas preventivas, sintomas da Covid-19, uso de máscaras, a importância da etiqueta respiratória, do distanciamento social entre pessoas são temas constantemente abordados.
Também foi determinada a intensificação da higienização dos ambientes ambulatorial e administrativo na sede da Fuam, adequando as medidas de biossegurança já adotadas à nova realidade da pandemia pelo novo coronavírus.
Foi reforçado aos servidores sobre o uso de EPIs adequados e, nos momentos críticos da pandemia, foi autorizado o afastamento de servidores que fazem parte de grupo de risco (como os acima de 60 anos) e o afastamento temporário daqueles que apresentem sintomas suspeitos, além de ter sido ofertada vacina contra Influenza para todos os servidores, na própria sede da Fuam.
