Com a suspensão temporária de atividades presenciais de ensino e pesquisa na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus em Manaus, a instituição, através da Diretoria de Ensino e Pesquisa / Coordenação do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC/Fuam) iniciou atividades remotas com um20210129_102409a turma de bolsistas do Programa.

O treinamento sobre revisão de literatura, realizado na manhã desta sexta-feira (29) foi o primeiro de uma série de encontros virtuais que serão promovidos para os bolsistas abordando temas complementares para o desenvolvimento de pesquisas.

O primeiro encontro reuniu os 15 bolsistas da turma 2020/2021 e a coordenadora do programa, Jaqueline Sachet com orientações sobre os mecanismos para busca de artigos científicos em bases de dados como a BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, um serviço da biblioteca do Ministério da Saúde.

Os conhecimentos compartilhados nesta atividade servirão de base para que os bolsistas cumpram o compromisso de elaborar seus relatórios parciais. Segundo Jaqueline Sachet, a proposta lançada aos bolsistas é que realizem uma revisão de literatura, dentro da temática do projeto de cada um dos bolsistas, o que irá compor o relatório parcial, uma exigência do Programa. Para aqueles que tiveram tempo hábil para coleta de dados, os mesmos também poderão ser inseridos no trabalho.

O próximo encontro programado será uma oficina sobre curriculum lattes. Já as atividades presenciais e, por conseguinte, a coleta de dados para as pesquisas seguem suspensas temporariamente, e devem ser retomadas tão somente quando a situação da pandemia esteja controlada na capital.

Sobre o PAIC – O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) foi implantado na Fuam com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). O convênio entre as instituições prevê a concessão de bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação por um período de 12 meses.

Os principais objetivos do Programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de graduação; fortalecer os grupos de pesquisa da FUAM; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e promover a cooperação científica entre a FUAM e instituições de Ensino Superior do Amazonas.