A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) encerrou na última sexta-feira (30), no Centro de Convenções Vasco Vasques, as comemorações pelo aniversário de 65 anos de história, com uma solenidade com homenagens a servidores e personalidades que muito tem contribuído para o crescimento da instituição.
O evento também foi marcado pelo lançamento de publicações e um vídeo institucional, além de ter sido a oportunidade de lembrar as várias conquistas, fruto de muito trabalho e projetos que estão sendo executados.
“Ações como a implantação da carta de serviços ao usuário, com afixação, nos ambientes, de um resumo dos serviços ofertados, as categorias profissionais ali atuantes e os horários de atendimento; entrega a cada usuário da cartilha de serviços; implantação do CEAF – Componente Especializado da Atenção Farmacêutica – tendo sido a Fundação, a pioneira na disponibilização dos medicamentos denominados de alto custo, fora da CEMA [central de medicamentos]; retomada dos testes alérgicos de contato que há cinco anos não eram ofertados; implantação do PASSCoVid para 100% dos servidores e demais colaboradores, um programa de assistência à saúde que em tempos de pandemia nos permitiu que nenhum servidor ficasse sem assistência por conta da Covid-19, uma iniciativa muito elogiada pela FVS e que até hoje ainda está em vigor; dentre tantas outras realizações, todas elas marcos importantes para nossa instituição, mas sem perder o foco naquilo que é essencial, que é nossa vocação assistencial à saúde”, avaliou o diretor presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas.
O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, ressaltou a importância da Fundação e do trabalho integrado entre as unidades para fortalecer o sistema de saúde do estado.
“Nós temos aí o programa Saúde Amazonas, no qual a Fuam já se inseriu, incluindo seus projetos. Isso é muito importante porque nós vamos, cada vez mais, trabalhar em rede na saúde, no Amazonas. Todas as ações que foram desenvolvidas no passado estão sendo desenvolvidas no presente, nós estamos fortalecendo para que, nos próximos 65 anos, a Fundação Alfredo da Matta seja, ainda mais, referência mundial nas suas especialidades e nos ajude a formar uma das melhores redes de saúde do Brasil, que seremos no futuro”, destacou Campêlo.
Publicações – Durante o evento foi lançada a publicação “Produção Científica”, um guia científico que reúne toda a produção científica da Fuam, desde 1975 até o ano de 2020, além do informe institucional. O primeiro, será disponibilizado em breve em versão digital, no site da Fundação (www.fuam.am.gov.br) e o segundo, reúne informações relevantes sobre a atuação da Fuam, com registro de dados epidemiológicos referentes às doenças tratadas na instituição.
Também houve o lançamento dos chamados “Álbum sobre Hanseníase” e “Álbum sobre doenças dermatológicas”, publicações que vão ficar à disposição da assistência para orientar pacientes; além da Cartilha do Usuário, importante instrumento que passará a ser entregue aos pacientes, informando quais serviços são ofertados pela Fundação.
“Com a carta do usuário pronta, partimos para a elaboração da cartilha do usuário que será distribuída para cada paciente, além da produção de banners que ficarão nos diver
sos setores, informando aos nossos usuários que serviços podem ser encontrados naquele setor, bem como a equipe de profissionais que ali atua”, explica o diretor presidente da Fuam.
Homenagens – Momento aguardado pela plateia, as homenagens a servidores e personalidades que em muito tem contribuído para o crescimento da Fuam, foi marcado pela emoção e alegria.
O secretário de saúde Marcellus Campêlo e a diretora presidente da Fapeam, Márcia Peralles foram alguns dos nomes de destaque e receberam uma placa de homenagem. Dentre os servidores, foram homenageados técnicos, profissionais das diversas categorias e aposentados (confira aqui algumas fotos: https://www.facebook.com/AlfredoDaMattaAM).
Com muitas palmas as placas comemorativas foram entregues aos colegas; com certeza, um momento que ficará na lembrança de todos.
