A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) recebeu na última quinta-feira (15) a visita do secretário de saúde, Marcellus Câmpelo. A pauta do encontro incluiu a apresentação dos principais projetos que a Fuam está empenhada em desenvolver e a inclusão da instituição no programa Saúde Amazonas, promovido pelo Governo do Estado.
“Além de estar aqui para conhecê-los, seus principais projetos; estamos aqui para convidar a Fundação para fazer parte do programa Saúde
Amazonas”, explicou o secretário. “Estamos numa segunda fase do programa conhecendo as potencialidades das fundações do Estado, de que forma a SES [Secretaria de Estado de Saúde] pode apoiá-los e esperamos sair daqui conhecendo as principais demandas para que possamos avaliar de que forma apoiar estes projetos”, completou Marcellus Câmpelo.
Na apresentação dos principais projetos elaborados pela gestão da Fuam, ações como o Projeto Apeli – para combate à Hanseníase no Estado – a digitalização de prontuários eletrônicos e a revitalização física da Fundação foram alguns dos pontos apresentados pelo diretor presidente da unidade, Ronaldo Amazonas.
“Mesmo com todas as nossas dificuldades, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, atendemos hoje, cerca de 200 pessoas, um esforço que se deve a nosso corpo técnico, sem dúvida um de nossos maiores valores; mas temos muitas oportunidades de melhoria e estamos empenhados em realizar essas demandas”, explica o diretor presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas.
Projetos como o Apeli, que pretende levar ações de dermatologia aos municípios do interior priorizando o combate à Hanseníase; a revitalização das dependências físicas da instituição, para que se possa ampliar a capacidade de atendimento; além da criação de uma fundação de apoio, para auxiliar na captação de recursos financeiros e parceiros para investimentos foram alguns dos projetos colocados como prioridade para a manutenção e para a necessária ampliação das atividades realizadas na Fuam.
Para o secretário de saúde, Marcellus Câmpelo, a aproximação com as fundações estaduais é uma estratégia importante para a SES-AM, já que a união entre as instituições será de grande importância para atingir os objetivos do programa Saúde Amazonas, que inclui a redução de filas e a reorganização da rede de saúde como alguns de seus principais objetivos.
“Sabemos da autonomia das fundações, mas precisamos unir forças, saber qual a carta de serviços de cada um, até porque nosso trabalho de integração das unidades tem como objetivo principal beneficiar o usuário; é ele quem ganha ao formarmos uma base única de dados, até porque não consigo conceber uma rede sem o trabalho das fundações”, explica o secretários de saúde.
