A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) inicia o mês de julho ampliando seu atendimento, conforme previsto no plano de retomada gradual de suas atividades, estabelecido no início do mês de junho, após publicação de decreto governamental sobre a reabertura gradual das atividades no estado.
Segundo o diretor presidente da instituição, Ronaldo Amazonas, a partir desta segunda-feira, 6 de julho, os atendimentos serão retomados em sua quase totalidade, com exceção apenas da triagem de novos pacientes e a emissão de atestados de saúde dermatológica. “Estamos iniciando uma nova fase, pois depois de quase 120 dias, nossas atividades assistenciais retornam simultaneamente; momento também que se encerra o regime de escala de servidores, permitindo que possamos ampliar esse atendimento”, explica o diretor presidente.
A retomada de atendimentos foi cuidadosamente planejada e para dar conta da demanda prevista – pois começam também os atendimentos dos pacientes que perderam consultas no período crítico da pandemia – o horário de funcionamento da Fuam volta a ser de 6 às 17 horas, ampliando em 1 hora o período de funcionamento.
Embora todos os médicos estejam retomando seus atendimentos, cada profissional atenderá um número limitado de pacientes para que não haja aglomeração de pessoas nas salas de espera, que tiveram o número de assentos reduzidos para manter o distanciamento social. Outra medida adotada será uma espécie de “rodízio” dos profissionais nos consultórios. Serão três equipes de médicos atendendo em três turnos de três horas cada (de 6 às 9 horas, de 9 às 12 horas e de 13 às 16 horas), assim os profissionais poderão atender seus pacientes num mesmo dia, sem lotar todos os consultórios, o que manterá menos pessoas em salas de espera, num mesmo momento.
Cuidado redobrado – Para a retomada dos atendimentos está mantido o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, gorros, aventais descartáveis, dentre outros, para todos os profissionais. Já para os pacientes, alguns cuidados serão reforçados e exigidos.
A equipe de recepção de usuários, visitantes e acompanhantes fará controle do acesso, condicionando a entrada àqueles agendados para o dia e horário ou em busca de reagendamentos. A direção pede que os pacientes evitem trazer acompanhantes, exceto os casos de idosos, menores de idade e pessoas com necessidades especiais, sempre limitado a um acompanhante.
Antes de entrarem na unidade, todos serão submetidos a verificação de temperatura corporal para detecção de possível sinal de síndrome gripal, em especial a Covid 19; e serão orientados so
bre a importância do uso de máscaras, lavagem das mãos nos lavatórios especialmente disponibilizados para os usuários na entrada da unidade e a descontaminação por ozônio, através do acesso do paciente ao túnel de ozônio montado na entrada da Fundação, estrutura que foi doada pela empresa Cohen & Cohen serviços. Os pacientes que apresentem algum sinal ou sintoma de síndrome gripal serão encaminhados a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Temos percebido uma boa aceitação e colaboração dos nossos usuários e a maioria já vem à unidade de máscara e entende bem nossas medidas de segurança, contamos com essa parceria”, comenta o diretor Ronaldo Amazonas.
As consultas para pacientes novos, que buscam atendimento pela primeira vez na Fuam, por enquanto, continuam sendo agendadas somente via Sisreg, ou seja, seguindo o fluxo normal e já conhecido para uma consulta na Fuam, que é primeiramente passar por atendimento médico em alguma unidade de saúde do SUS e, ao ser encaminhado para atendimento dermatológico, fazer o agendamento deste atendimentos especializado, para a Fundação.
