P1220533

 

Na manhã da última quarta-feira (31) o Deputado Federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM) esteve na Fundação Alfredo da Matta para uma visita. O parlamentar esteve na Fuam para conhecer a realidade e as principais demandas da instituição que atua em prol da saúde pública amazonense.

Recepcionado pelo Diretor Presidente, Ronaldo Amazonas e equipe de diretores e gestores das principais áreas da instituição, o Deputado iniciou a visita assistindo a uma apresentação sobre a Fundação, podendo conhecer mais detalhes da sua história e atuação, além ouvir quais as principais dificuldades que tem enfrentado.

“A Fundação Alfredo da Matta enfrenta hoje basicamente três grandes dificuldades: falta de recursos humanos, recursos financeiros e também de espaço físico; a Fuam agregou muitas demandas ao longo dos anos, entretanto a sede ainda é a mesma, precisamos ampliá-la”, explica Ronaldo Amazonas.

Segundo o Diretor Presidente, a Fuam está recebendo 100% da demanda de câncer de pele do Amazonas, o que justifica a urgente ampliação do número de salas de cirurgia. “Em 2018 registramos 602 casos de câncer de pele; só este ano, de janeiro a junho, já temos 500 casos registrados”.

A ampliação e reestruturação física da Fuam é um dos projetos que a instituição tem buscado apoio financeiro. A proposta já recebeu apoio técnico da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) – que está elaborando um projeto com propostas para esta reestruturação – mas a instituição ainda está em busca de captação de recursos financeiros para sua execução.

Com esta reestruturação, a ideia é construir o Hospital Dia, que destinará leitos a pacientes que fazem cirurgias dermatológicas – especialmente as de câncer de pele – e necessitam de internação de curto prazo.

Combate à Hanseníase – O Diretor Presidente da Fuam também falou da responsabilidade da instituição para o controle e combate à Hanseníase no Amazonas. A Fundação Alfredo da Matta coordena o Programa Estadual de Hanseníase, atua no monitoramento e controle da doença e agora lançou como meta reduzir a carga de Hanseníase no Amazonas. O Projeto APELI – Ação para Eliminação – tem como objetivos eliminar a doença com ações de investigação e vigilância de contatos, realizando campanhas educativas, capacitando e sensibilizando profissionais de saúde, realizando cirurgias em pacientes com a doença e organizando equipes locais de saúde nos municípios visitados.

“Embora não tenhamos mais áreas hiperendêmicas da Hanseníase em nosso Estado, ainda detectamos muitos casos de Hanseníase, por isso precisamos fazer mais busca ativa de casos para detectá-los precocemente, chegar a localidades mais distantes do nosso Estado para que possamos galgar os números considerados aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde que é de menos de um caso de Hanseníase para cada grupo de 100 mil habitantes, isto é eliminar a doença sob a perspectiva epidemiológica”, explica Ronaldo Amazonas.

WhatsApp Image 2019-07-31 at 12.12.00O Estado do Amazonas ocupa atualmente a 19ª posição entre os Estado brasileiros em detecção da doença, com 10,36 casos para cada 100 mil habitantes, o que o classifica como nível de endemicidade “Alto” (de 10 a 19,99 casos para cada 100 mil habitantes).

Com o APELI, a Fuam pretende ir aos municípios, em suas localidades mais distantes, iniciando por aqueles com situação mais grave para eliminar a Hanseníase. O Projeto também está entre os que a Fuam está em busca de recursos financeiros e parceiros como a FEI – Fundação Estadual do Índio – que garantiu recursos para o combate à Hanseníase e às Infecções Sexualmente Transmissíveis, com foco na população indígena. Com o incremento de novos apoios a expectativa é ampliar o projeto e assegurar sua execução nos anos seguintes.

Parlamentar firma compromisso com Fuam – Após conhecer a instituição e visitar suas dependências, o Deputado Federal Bosco Saraiva falou da satisfação em visitá-la e da motivação em contribuir para sua melhoria. O Deputado falou de seu compromisso com a saúde pública no Estado e que não medirá esforços para que emendas parlamentares que contribuam para a execução dos projetos listados como prioritários para a Fuam sejam aprovadas.

“Como Deputado quero ajudar o povo do Amazonas e vejo as demandas do Alfredo da Matta como um compromisso que assumirei”, enfatizou o Deputado. “Saio daqui animado em razão da qualidade da gestão; vi uma equipe integrada e animada para implantar projetos e melhorar a qualidade de vida e a saúde do povo do Amazonas; pessoalmente fico na obrigação de ajudar e ajudarei, com muito prazer”, finalizou Bosco Saraiva.

 

Foto 1: Ascom/Fuam

Foto 2: Tácio Melo