careiro01

Fotos: Arquivo/Fuam

 

A Fundação Alfredo da Matta realizou 694 atendimentos e capacitação de 144 profissionais em municípios do interior do Estado do Amazonas no mês de março. Foram detectados quatro novos casos de Hanseníase durante as visitas. Os números referem-se às ações de supervisão e monitoramento da Hanseníase no Amazonas, atividade sob coordenação da Fuam e que leva aos municípios amazonenses, profissionais que realizam, dentre outras ações, busca ativa de novos casos da doença, exames e treinamento de profissionais de saúde.

No mês de março foram visitados os municípios de Careiro Castanho (15 e 16 de março), Autazes (21 a 23 de março), Presidente Figueiredo (27 e 28 de março), Lábrea, Boca do Acre e comunidades do entorno (07 de março a 02 de abril, durante ação do Navio Oswaldo Cruz/Marinha do Brasil).

Dos 694 atendimentos, foram realizados 507 exames dermatológicos, 114 consultas dermatológicas, 10 avaliações de Prevenção de Incapacidades, sete exames de baciloscopia (BAAR), três exames de biópsia, 53 exames de contatos – pessoas que mantém contato prolongado com pacientes de Hanseníase – além do treinamento e sensibilização de 144 profissionais. Do total, foram contabilizados quatro casos novos de Hanseníase, sendo três no Careiro Castanho e um em Boca do Acre.

 

Fotos: Arquivo Fuam