Com objetivo de diminuir a fila de espera em consultas dermatológicas agendadas pelo Sisreg, a Fundação Alfredo da Matta, em parceria com o Complexo Regulador do Amazonas, realizou no último dia 24 de março (sábado), de 9 às 12 horas, um Mutirão Dermatológico que teve como público-alvo, exclusivamente, pacientes que já aguardavam consulta na fila do sistema.
“A dermatologia é a 4ª maior especialidade em número de pacientes que aguardam na fila de espera, por isso, estamos realizando periodicamente mutirões como este, em parceria com o Sisreg”, explicou o Diretor Presidente da Fuam, Helder Cavalcante. “Foram realizados mais de mil atendimentos, dentre consultas, testes e outros procedimentos, atendemos pacientes de Manaus e vindos de municípios próximos, como Manacapuru, assim pudemos antecipar o atendimento destes pacientes e fazer a fila de espera andar”, finalizou o Diretor.
Os pacientes que aguardavam consultam foram contactados pelo próprio Sisreg, de acordo com a ordem de espera, priorizando casos da dermatologia geral, Hanseníase, DST e HIV/Aids. A Fuam disponibilizou atendimento médico e serviços na área de DST, como aconselhamento e exames.
Do total de 1.013 atendimentos foram realizados: 319 exames de pele, 297 consultas médicas dermatológicas, 94 atendimentos farmacêuticos, 101 testes para HIv/Aids, 101 testes para Sífilis, 101 aconselhamentos; resultando em três casos de Hanseníase, dois casos de HIV, nove casos de Sífilis, dois de ceratose actínica, 13 de câncer de pele, além de 263 dermatoses diversas.
O Sistema Nacional de Regulação – Sisreg é uma ferramenta WEB, criada com o objetivo de organizar e controlar o fluxo de acesso aos serviços de saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É através deste Sistema que os pacientes tem acesso às consultas dermatológicas para a Fuam.
