Uma equipe de profissionais que atua na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Fundação Alfredo da Matta foi convidada para ministrar no município de Tabatinga, no período de 21 a 29 de março, o Curso de Atualização em Manejo Clínico e Testagem Rápida para HIV, IST e Hepatites Virais, treinamento promovido pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis – Regional Amazonas (SBDTS/AM), em parceria com a Coordenação Estadual de DST/AM e Fuam.

Referência na área de IST, HIV/Aids, a Fuam irá ceder equipe composta por médicos, enfermeiro, assistente social, psicólogo e técnico laboratorial para ministrar o treinamento que tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais de saúde que atuam na atenção básica no município de Tabatinga com vistas à descentralização dos serviços de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

“Temos uma equipe bastante qualificada na área de IST, já que somos referência nesta área”, explica o Diretor Presidente da Fuam Helder Cavalcante. “Somos um CTA [Centro de Testagem e Aconselhamento] credenciado pelo Ministério da Saúde, temos um Serviço de Atendimento Especializado –SAE que assiste atualmente a cerca de 350 paciente de HIV/Aids e todo um setor estruturado para o atendimento à população, ofertando testes rápidos e consultas nesta área”, finaliza o Diretor.

Participarão do treinamento, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais que atuam no atendimento de Pessoas vivendo com o HIV (PVHIV), nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Assistência Especializada (SAE) de Tabatinga, além de profissionais que atuam no Hospital de Guarnição de Tabatinga, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Maternidade Enfermeira Celina Villatrez Ruiz.

Serão duas turmas de treinandos e o conteúdo programado detalhará os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs), que estabelecem critérios de diagnóstico e tratamento para as IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, além de procedimentos laboratoriais. Testes rápidos, ética e confidencialidade no atendimento ao paciente, manejo clínico e terapia antirretroviral, assistência de enfermagem e de equipe multidisciplinar em IST e HIV, além de discussão de casos clínicos estão entre os temas propostos.

Números IST na Fuam – No ano de 2016 foram notificados no serviço de IST da Fuam 5.519 casos. Destes, 3.126 tinham pelo menos uma síndrome de IST – ou seja, pelo menos um sintoma clínico de alguma infecção sexualmente transmissível – e 2.393 realizaram somente aconselhamento e o teste para HIV e não tinham nenhuma IST detectada. Dos casos positivos, 72% eram homens e os grupos de idade com maior frequência foram de 20 a 24 anos (26,42%) e de 15 a 19 anos (23,06%).

Os casos de IST, por síndrome, mais frequentes foram as verrugas genitais (38%), o corrimento uretral (33%) e úlcera genital (15%). Dos diagnósticos de IST e outras infecções do trato genito-urinário foram classificados no total de 3.550 casos. Destes, os mais evidentes foram o Condiloma acuminado – também conhecido como verruga genital, uma doença causada pelo Papilomavírus humano (HPV) – com 952 casos e Sífilis, com 679 casos.

O Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) da Fuam realizou em 2016, 8.894 exames para HIV, resultando em 205 casos positivos. Destes, 165 (80,5%) eram pacientes do sexo masculino e 40 (19,5%) do sexo feminino. A faixa etária de 20 a 24 anos foi a de maior incidência (30,2% dos casos), seguida do grupo de 25 a 29 anos (21%) e 30 a 34 anos (17,1%).