Facilitar o processo de educação em saúde entre populações indígenas é um dos principais objetivos de um projeto do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Fundação Alfredo da Matta (NUTES/Fuam) que prevê a produção de vídeos, em língua indígena, sobre o tema Hanseníase; apresentados pelos próprios representantes das etnias, para disseminação de informações sobre a doença.
A ideia de produzir conteúdo sobre hanseníase em língua indígena partiu da observação de fatores já conhecidos na prática por profissionais que há anos promovem ações de saúde em regiões distantes do Estado do Amazonas: a diversidade cultural e linguística existente em regiões como a do Alto Rio Negro – onde estão 22 etnias indígenas que falam idiomas pertencentes a três famílias linguísticas: Aruak, Maku e Tukano – e o reconhecimento de como as tecnologias podem auxiliar em ações de saúde e educação em regiões distantes dos grandes centros.
Três vídeos já foram produzidos na língua Tukano (um dos grupos linguísticos mais falados na região) e um quarto está em fase de elaboração; todos tendo como multiplicadores representantes das próprias etnias, selecionados após capacitação sobre o tema.
A capacitação em hanseníase foi realizada através de aulas expositivas presenciais e por videoconferência para 61 profissionais de saúde indígena do Distrito de Saúde Indígena (DSEI) do Alto Rio Negro, em 2014 e 2015, no município de São Gabriel da Cachoeira. Os Agentes Comunitários de Saúde Indígena (ACSi) foram estimulados a fazer apresentações sobre o conteúdo aprendido em suas línguas maternas e os que tiveram melhor desenvoltura gravaram os vídeos.
Os vídeos foram gravados com equipamentos acessíveis – smartphones – e, depois de editados, distribuídos entre os ACSi para serem utilizados em atividades de educação e saúde em suas comunidades indígenas. O material também foi publicado no Youtube – site de compartilhamento de vídeos – e nos perfis da rede social Facebook da Fundação Alfredo da Matta e do município de São Gabriel da Cachoeira.
“O resultado do trabalho foi muito positivo, já que os ACSi sentiram-se empoderados e confiantes com os novos conhecimentos adquiridos e o novo recurso de trabalho – vídeos com conteúdo totalmente adaptado para suas línguas maternas”, afirma o coordenador do NUTES/Fuam, o dermatologista Luiz Cláudio Dias. O material já foi utilizado em reuniões, atividades de educação em saúde na área urbana do município de São Gabriel da Cachoeira e foi muito bem recebido pela comunidade indígena.
Sobre o NUTES/Fuam – O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (NUTES/Fuam) foi instituído em 17 de junho de 2013, pelas portarias nº 116/13-GDP/Fuam e 117/13-GDP/Fuam e tem como finalidade coordenar e executar as ações relacionadas às Tecnologias de Informação em Saúde, bem como desenvolver projetos de Telemedicina e Telessaúde da Fuam.
O Núcleo também faz parte da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE – desde o dia 30 de outubro de 2013; grupo que reúne instituições de ensino federal e de vários estados brasileiros, mas que concedeu a adesão da Fuam por sua condição de Centro de Referência nacional e internacional na pesquisa, treinamento e controle da hanseníase.
O NUTES/FUAM é fruto de uma parceria entre a instituição e a Fundação Novartis para Desenvolvimento Sustentável, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação para o Controle de Hanseníase no Amazonas (Fundhans) e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), através de um projeto que viabilizou a aquisição de equipamentos e instrumentos, além da estruturação de um espaço próprio na sede da Fuam para a execução de atividades de telessaúde e teledermatologia.
Atualmente, o NUTES/Fuam é coordenado pelo médico Luiz Cláudio Dias e integra o Telessaúde Brasil Redes – Núcleo Amazonas; através do Polo de Telemedicina da Amazônia/UEA.
Acesse os vídeos – Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube do NUTES/Fuam e podem ser assistidos através dos seguintes links:
https://www.youtube.com/watch?v=xtITgKu-U2A&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=auQ3FpVaQak&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=JoV5FNP2RX8&feature=youtu.be
