A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), participará neste mês de maio de quatro grandes ações que terão como objetivo levar à população atendimento médico. As ações acontecerão sempre aos sábados (dias 7, 14 e 21) e têm a Fuam como uma das instituições parceiras, responsável pelo atendimento dermatológico e na área de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Para estes atendimentos, equipes formadas por médicos dermatologistas, médicos residentes, técnicos em dermatologia e em farmácia, enfermeiros e farmacêutico-bioquímicos, farão o atendimento com consultas e exames.

A programação começa neste sábado (7), com duas ações. A primeira integrando o projeto Saúde de Rua e Comunidadede iniciativa da Rede Amazônica, que está em sua sexta edição e que acontecerá no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona Oeste. No total, seis médicos, cinco técnicos em dermatologia e um enfermeiro farão atendimento dermatológico, com atenção especial a identificação de possíveis novos casos de hanseníase. O atendimento acontecerá das 8h às 12h.

Na mesma data, outra atividade será o Mutirão de Saúde no bairro do Novo Aleixo, Zona Norte, que incluirá atendimento dermatológico e aconselhamento em DST. Por isso, além de um médico e três técnicos em dermatologia, a equipe de trabalho contará com um farmacêutico-bioquímico, um técnico em farmácia e dois enfermeiros para realização dos aconselhamentos. Esta ação acontecerá na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua 83, nº 9, Conj. Amazonino Mendes, Bairro Novo Aleixo, no horário de 8h às 12h.

No dia 14 de maio, na Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, localizada na rua Professor Abilio Alencar, nº 1130, no Bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, o atendimento será realizado pela Fuam, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), das 8h às 12h. Serão sete dermatologistas, oito técnicos em dermatologia e enfermeiros para esta ação.

No dia 21, no município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus), a Fuam participa da  23ª edição do “Ação Global”, projeto da Rede Globo e Serviço Social da Indústria (Sesi). Quatro dermatologistas, além de médicos residentes, técnicos em dermatologia e equipe de coordenação participam do evento.

Balanço – Os chamados “mutirões” dermatológicos realizados pela Fuam, juntamente com instituições parceiras, são realizados periodicamente para atender a grande demanda por atendimento dermatológico e em DST. Neste ano, dois grandes mutirões já foram realizados pela Fuam: o primeiro em janeiro, no Bairro Antônio Aleixo e o segundo, em abril, na sede da Fundação. No total, 3.971 atendimentos foram realizados, com 1.401 exames dermatológicos, 1.083 consultas médicas e 291 aconselhamentos e testagens para DSTs. Com as consultas e exames foram identificados 22 novos casos de hanseníase, 16 casos de câncer de pele e 17 casos positivos para sífilis. Os pacientes diagnosticados durante os mutirões são encaminhados para novos exames na Fuam e iniciam o tratamento médico de imediato.