A Fundação Alfredo da Matta em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, realizou exames dermatológicos em 232 escolas da rede pública de Manaus, na Campanha de Geo-Helmitíases e Hanseníase do Ministério da Saúde. O público alvo foi crianças de 5 a 14 anos.
Em Manaus, a Campanha foi realizada no período de 10 de agosto a 27 de novembro, com um total de 55.337 atendimentos, perfazendo 65,47% da meta. Foram diagnosticados 10 casos novos de hanseníase, que já estão em tratamento.Foram identificadas 3.281 crianças que apresentaram algum tipo de mancha na pele.Os casos de Hanseníase estão sendo tratados na Fundação Alfredo da Matta.
O Ministério da Saúde buscou fortalecer diretrizes e estratégias para promover a melhoria do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento das doenças em eliminação, principalmente junto às populações vulneráveis e com maior risco de adoecimento. A campanha já está em prática desde 2013 e este ano de 2015, a meta foi investigar os sinais e sintomas de Hanseníase em 70% dos escolares via formulário de autoimagem e tratar 90% dos escolares com idade entre 05 e 14 anos de idade para geohelmitíases.