Foto: Arquivo FUAM

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), Centro de Referência no atendimento à hanseníase, doenças de pele e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), também realiza diariamente um grande número de cirurgias dermatológicas, através da sua Gerência de Cirurgia (GECIRUR).

Segundo a enfermeira Nadia Ney, gerente do setor, os procedimentos realizados incluem cirurgias de casos de câncer de pele – dos tipos basocelular, espinocelular e melanoma – além de diversas pequenas cirurgias. “Também são realizados procedimentos como retirada de sinais, biópsias, criocauterização, que consiste na destruição de um tecido por meio de métodos químicos; curativos para retirada de pontos de cirurgias complexas, dentre outros”, explica Nadia Ney.

A Gerência de Cirurgia da FUAM realiza cerca de 30 cirurgias por semana, procedimentos ambulatoriais em que não há necessidade de internação hospitalar.

Números de cirurgias em 2013

No ano de 2013, o Centro Cirúrgico da FUAM realizou ao todo 664 cirurgias de casos de câncer de pele, sendo 550 procedimentos em pacientes diagnosticados com carcinoma basocelular, 72 com carcinoma espinocelular e 42 procedimentos em casos de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

Os números também foram altos para cirurgias envolvendo demais dermatoses: foram realizados 9.529 procedimentos, sendo 2.800 biópsias de pele, 4.175 avaliações cirúrgicas, 1.181 pequenas cirurgias e 709 procedimentos de criocirurgia.

O atendimento

O atendimento na GECIRUR é feito diariamente das 7 horas da manhã ao meio-dia, e das 13 às 18 horas. Trabalham no setor sete cirurgiões divididos em dois turnos: manhã e tarde.

Para a realização de um procedimento cirúrgico na FUAM o paciente passa inicialmente por uma triagem, onde é orientado e passa por avaliação. Se for confirmada a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado para o atendimento especializado.

A FUAM atende casos de câncer de pele e outras lesões consideradas de pequena e média complexidade, e um mesmo paciente pode ser submetido a uma ou mais intervenções cirúrgicas, dependendo de seu caso.

A Fundação, através da GECIRUR também realiza anualmente campanhas de prevenção à doença como o Câncer de Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).