A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou na última sexta-feira, dia 25, a reunião do mês de abril do Grupo de Autocuidado, atividade que é destinada a pacientes que terminaram ou estão em tratamento da hanseníase.
O encontro, realizado na sala de estudos da FUAM, reuniu ao todo 15 pacientes curados da hanseníase, para discutir os cuidados que se deve ter com o corpo para prevenir acidentes que resultem em deformidades e até amputações, já que a doença pode causar problemas que representam risco à saúde, como a perda de sensibilidade nos membros. A recuperação da autoestima também foi outro tema abordado, pois o preconceito ainda é uma realidade que muitos enfrentam.
Com o tema “A importância do cuidado com os olhos”, os participantes do encontro realizaram dinâmicas em grupo e fizeram depoimentos sobre o tempo em que estiveram em tratamento e como sua vida mudou com a cura da hanseníase.
Sobre o Grupo de Autocuidado
O Grupo de Autocuidado foi criado no ano de 2010 com o objetivo de estimular os pacientes para o cuidado de si mesmo e o autoconhecimento, além de garantir a recuperação da autoestima.
Cada reunião tem como tema um assunto relacionado ao autocuidado e à diminuição de riscos para a integridade física do paciente. Todos os pacientes são convidados para participar do Grupo, durante as consultas de acompanhamento, ficando a critério de cada um participar. Todos os meses, cerca de 20 pessoas participam do encontro realizado normalmente na última sexta-feira de cada mês.
A Hanseníase é uma doença infecto-crônica causada por um bacilo e pode atingir pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. A doença tem cura e o tratamento é gratuito, oferecido pelo SUS, em Unidades de Saúde. A partir do momento que o paciente inicia o tratamento com medicamentos – administrados via oral – deixa de transmitir a doença e as sequelas, normalmente, atingem pessoas que iniciaram o tratamento tardiamente.
