Entre os dias 10 a 14 de março, a Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GDST) da Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou uma intensificação de testes para sífilis, HIV/AIDS e hepatites B e C. A ação, que teve como objetivo complementar as atividades realizadas durante o período carnavalesco, ofertou testes rápidos à população.
A enfermeira Glaudomira Rodrigues, gerente do setor, considerou a ação positiva, com grande adesão da população e destacou o alto número de testes realizados durante a intensificação. “Os números totais durante a intensificação foram de 722 testes realizados, sendo, em média, 144 por dia, dos quais obtivemos 20 resultados positivos para HIV e 54 para Sífilis. Ainda não temos os números finais para hepatites B e C, pois, diferentemente dos demais testes, os resultados destes só são conhecidos em longo prazo”, ressaltou.
Testes na Fuam
A GDST oferece de forma rotineira os testes para HIV/AIDS, Sífilis e hepatites B e C aos pacientes. O serviço também se destaca pela formação de profissionais com os cursos de Abordagem Sindrômica das DST, Curso de Aconselhamento em Clínica de DST e com a formação de Multiplicadores Educacionais de DST/AIDS no local de trabalho. “O setor disponibiliza de segunda a sexta-feira 18 senhas para testes aos pacientes, sendo 12 pela manhã, das 7h ao meio dia, e seis senhas à tarde, das 13h às 17h”, comentou Glaudomira Rodrigues.
