Um grupo de 12 profissionais da Fundação Alfredo da Matta e um profissional colaborador participam do VIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), do IV Congresso Brasileiro de Aids e do I Congresso da ALAC/IUSTI Latino-América (Associação Latino-Americana e Caribenha para o Controle das DST e da União Internacional contra as Infecções de Transmissão Sexual), eventos que acontecem de 18 a 21 de maio, em Curitiba, Paraná. Esta é uma das maiores representações que a FUAM organiza para participar de um congresso nacional.
Os profissionais que seguem para o Congresso são médicos, enfermeiros, epidemiologistas e farmacêuticos da Gerência de DST/FUAM e áreas como Laboratório e Gerência de Epidemiologia. Todos apresentam palestras, conferências e trabalhos (pôsteres) científicos sobre temas como Testes Rápidos para diagnóstico de Sífilis e HIV, assistência a pacientes portadores de DST/HIV/Aids, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Vigilância Epidemiológica das DST; todos relatando experiências de projetos executados na Fundação Alfredo da Matta.
Sobre o atendimento de DST na FUAM
A Fundação Alfredo da Matta possui em sua estrutura organizacional a Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GDST), que atende de segunda à sexta-feira, no horário de 7 às 16 horas.
O trabalho é realizado por equipe composta médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, técnicos de saúde, técnicos de patologia clínica, assistentes técnicos e equipe administrativa.
Mensalmente são atendidas cerca de 250 pessoas acometidas com Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids, como: Condiloma Acuminado, Herpes, HIV, Infecção Gonocócica, Cervicites, Uretrites, Sífilis, Tricomoníase e Vaginose Bacteriana.
Dentre os serviços prestados pela GDST alguns merecem destaque: aconselhamento pré e pós-teste HIV, atividades educativas, consultas médica e de enfermagem em DST (masculina e feminina), psicoterapia para pacientes, testagem rápida para HIV e Sífilis, com atividades de aconselhamento sobre as DST, HIV e Aids, sorologia para HIV e VDRL, dentre outras.
Profissionais que apresentam trabalhos no Congresso
Dra Adele Benzaken
– Aula: Sífilis Congênita / Curso Preparatório para título de qualificação em DST.
– Conferência: Emprego de Teste Rápido para Diagnóstico de Sífilis e HIV em população encarcerada (trabalho realizado com a seguinte equipe: Dra Lilia Roy, Goretti Bandeira, Enrique Galban/colaborador/Escola de Medicina de Havana e Luana Xerez).
– Palestra: Diagnóstico Laboratorial / Sífilis Adquirida.
– Coordenadora da Conferência sobre Testes Rápidos, com palestrantes da Suíça e África do Sul.
– Palestra: Utilização de Testes Rápidos / População indígena
– Conferência: Prevalência da Infecção por Clamídia e Gonococo em mulheres atendidas na FUAM (trabalho em conjunto com os seguintes profissionais: Jamile Palheta Júnior, Valderiza Pedrosa, Enrique Galban/Escola de Medicina de Havana e Drielle Sales/UFAM).
Ana Cláudia Camillo
– Moderadora no Simpósio Nacional: A Enfermagem e seus paradigmas assistenciais de pacientes portadores de DST/HIV/Aids.
– Palestra: Estratégia de Aconselhamento em comunidades ribeirinhas: sucessivas aproximações e as possibilidades de cuidados.
Dr. João Catarino Dutra Jr
– Coordenador de Sessão de Tema Livre, apresentação de palestras de profissionais do RJ, CE, GO, acerca do tema HIV/Aids.
– Palestra: Herpes Genital
Luena Xerez
– Palestra: Contexto prisional: característica da instituição e da pessoa presa: a cena do aconselhamento no momento do diagnóstico, entrega do resultado e tratamento.
– Palestra: relato de experi6encia na Mesa Redonda “Sexualidade e DST (como trabalhar as redes sexuais)”.
Dr. José Carlos Gomes Sardinha
– Coordenador da Mesa Redonda “Utilização de testes rápidos”, com trabalhos do AM (Dra Adele Benzaken), Honduras e SP.
– Palestra: Diagnóstico e tratamento das uretrites.
Valderiza Pedrosa
– Palestra: DST e suas determinantes: quatro anos de vigilância em um Centro de Sentinela no Estado do Amazonas-Brasil.
– Curso: Vigilância Epidemiológica das DST de notificação compulsória.
Aglimar Barroncas
– Apresentação de Pôster sobre Qualidade de atendimento aos pacientes do ambulatório de DST/FUAM.
Glaudomira Rodrigues
– Apresentação de Pôster sobre Prevalência de Clamídia e Gonorreia em Clínica de DST no Amazonas.
Dr. André Leturiondo
– Apresentação do Pôster Seqüência de HPV de alto risco em mulheres submetidas ao Papa Nicolau, na região tríplice fronteira do Alto Solimões, Amazonas, Brasil.
– Apresentação do Pôster Diagnóstico laboratorial e análise situacional da sífilis na região de tríplice fronteira do Alto Solimões, Amazonas – Brasil.
