Em comemoração ao dia internacional da Enfermagem, a FUAM, através da Gerência de Enfermagem realizou no último dia 12 de maio uma programação especial para seus profissionais técnicos e enfermeiros.
A abertura do evento contou com a presença da enfermeira Artemísia Carneiro, o enfermeiro José Yranir do Nascimento e dos diretores Sebastião de Faria (Diretoria Administrativo-financeira), Luiz Cláudio Dias (Diretoria Técnica) e do Diretor-Presidente, Carlos Chirano.
José Yranir parabenizou os profissionais pelo trabalho realizado na FUAM e incentivou todos a compartilharem suas práticas em eventos científicos, destacando a importância de se trocar experiência com profissionais de outras instituições. O Diretor Técnico, Dr. Luiz Cláudio Dias enfatizou o aspecto humano do profissional de enfermagem como essencial e um verdadeiro diferencial: “é fundamental o profissional de enfermagem gostar de cuidar de gente. Todos são capazes de aprender a técnica, mas para executar bem essa profissão é preciso gostar do que faz, gostar de cuidar de pessoas”, lembrou o diretor. Já o Diretor-Presidente da FUAM, Dr. Carlos Chirano fez um rápido resgate histórico sobre a profissão, lembrando o papel de destaque que os profissionais de enfermagem ocupam no cenário da saúde: “grande parte dos programas de saúde em nosso país são coordenados por enfermeiros”. O diretor lembrou ainda o amor à profissão que enfermeiros e técnicos depositam em seu trabalho diário.
Após a abertura, a enfermeira Glaudomira Rodrigues comandou a palestra “Ética na Enfermagem”, tema sempre muito discutido pelos profissionais da saúde, mas que nunca se esgota. Glaudomira destacou a questão ética como inerente ao indivíduo e seu fazer profissional. Lembrou alguns princípios éticos fundamentais e discutiu como a ética pode estar presente na prática cotidiana do profissional de enfermagem. “É preciso olhar o outro sem discriminá-lo. Estamos ali para atender bem nossos pacientes, cuidar e resolver seu problema; para isso é fundamental se colocar no lugar do outro”, concluiu a enfermeira.
A palestra realizada na FUAM também integrou a programação da 72ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem/ Sessão e Regional Amazonas. A Semana iniciou no dia 12 e segue até o próximo dia 20 e possui, além de uma programação que reúne várias instituições do Amazonas, programações setorizadas, promovidas por instituições como Escola Superior de Ciência da Saúde – ESA/UEA; Escola de Enfermagem – UFAM; Fundação CECON; COREN/AM; SEMSA; Fundação de Medicina Tropical; e Fundação Alfredo da Matta.
Como parte da programação geral da Semana, a FUAM também participa com a palestra “Avaliação dermato-neurológica: prevenindo a incapacidade física na hanseníase”, com o enfermeiro José Yranir do Nascimento. A palestra acontece dia 16, na Escola de Enfermagem, de 14 às 18 horas.
