A Fundação Alfredo da Matta se integra na luta contra dengue, realizando palestra  ara seus profissionais de saúde, reforçando assim a observação dos sintomas da doença no atendimento.

Com o tema: “Como identificar pacientes com dengue, epidemiologia e para onde encaminhar? A Fundação Alfredo da Matta proporcionou aos servidores, palestra sobre a dengue, com objetivo de reforçar o atendimento em relação aos sintomas da doença. O evento foi uma iniciativa da Direção que colocou em prática as orientações do governo para que toda área de saúde, forme uma grande corrente a fim de evitar uma possível  epidemia na cidade de Manaus. A palestra foi realizada pelo enfermeiro Alecksandro Xavier, da Fundação de Vigilância em Saúde.

Segundo Alecksandro “tão importante quanto evitar a transmissão da dengue é a preparação dos sistemas de saúde para atender adequadamente os doentes e evitar sua morbidade. A capacitação dos profissionais de saúde deve contemplar todas as categorias envolvidas direta ou indiretamente na atenção dos casos suspeitos.”

A transmissão do vírus da dengue ao homem, se dá pela picada da fêmea do gênero Aedes. A espécie apresenta maior caráter doméstico e  grande capacidade de adaptação às transformações ambientais provocadas pelo homem.

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. O período de incubação costuma ser de 04 a 07 dias, embora possa variar de 02 a 15 dias. A enfermidade manifesta-se com febre que persiste em média de 05 a 07 dias.O portador com o vírus pode também apresentar manifestações gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarréia.