A Direção da Fundação Alfredo da Matta, recebe dia 03 de novembro de 2010, pela manhã, a presidente da DAHW – Deutsches Lepra – und Tuberculose hife e.V – sra. Gudrun Wedersperg, numa  visita de parceria para avaliar ações realizadas e discutir novas ações na área de hanseníase.

Na comitiva alemã também estarão presentes, o chefe executivo da DAHW – Sr. Burkard Komm e representante da DAHW no Brasil – Sr. Manfred Goebel. Pela parte da tarde, a comitiva visita a Colônia Antonio Aleixo.

O trabalho de parceria entre a DAHW e Fundação Alfredo da Matta, foi iniciado na década de 70, após a desativação da Colônia Antonio Aleixo. A Instituição foi uma das primeiras parceiras e foi incentivada pela Ordem das Irmãs Missionárias de Maria.

Atualmente quem responde pela DAHW no Amazonas, é a médica dermatologista Maria de Fátima Maroja, do Alfredo da Matta e presidente da Fundação de Controle da Hanseníase.

Segundo a Dra. Fátima “nestes trinta anos de parceria, a DAHW tem ajudado a Fundação com verbas para treinamentos de profissionais de saúde de todo o Estado; compra de materiais de apoio que são trabalhados com as instituições locais; compra de próteses para pacientes mutilados, cursos de auto – ajuda de pintura, artesanato que ajudam os pacientes incapacitados a adquirir uma renda extra para o sustendo de suas famílias”.