As campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco, que abordam, respectivamente a Hanseníase e a Saúde Mental foram os temas da priemira reunião do Grupo de Autocuidado de 2026 da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), realizada nesta quinta-feira (29/01), na sede da Fuham.
Pacientes e familiares participaram de palestras com as profissionais Lineia Borges e Ana Célia Moura, que abordaram aspectos importantes para os participantes.
“É importante os pacientes conhecerem mais sobre a hanseníase, as formas, como é o diagnóstico, algumas características, até para serem multiplicadores e ficarem atentos, até porque qualquer um pode se infectar ou reinfectar”, afirma a enfermeira e chefe do Departamento de Assistência Ambulatorial e de Diagnóstico da Fuham, Lineia Borges.
A enfermeira também destacou o Janeiro Roxo como momento importante para a causa da hanseníase, sem esquecer que atentar a possíveis sintomas devem ser diários e fazer parte dos cuidados de saúde dos pacientes o ano todo.
Saúde Mental
O mês de janeiro também é dedicado à saúde mental. Conhecido como “Janeiro Branco”, este movimento nacional é dedicado a sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional, destacando a necessidade de se desenvolver um olhar empático e sensível à causa, dando a devida importância, com o cuidado de não negligenciar sintomas que por vezes podem iniciar de modo sutil, mas se ignorados tendem a evoluir para questões sérias de saúde mental.
O tema foi abordado pela farmacêutica da Fuham Ana Célia Moura que estuda o tema e apresentou também a musicoterapia como uma aliada à saúde emocional.
Para a profissional, é importante lembrar que ambas, saúde mental e saúde física caminham juntas, por isso é importante buscar soluções que agreguem saúde e bem estar no dia a dia das pessoas.
