A Fundação Alfredo da Matta/Laboratório realiza no período de 22 a 26 de março, a Capacitação em Diagnóstico Laboratorial da Hanseníase.
O curso, que é uma parceria entre FUAM, Laboratório Central do Estado – LACEN e Fundação de Vigilância em Saúde – FVS, tem como público-alvo bioquímicos e técnicos de patologia clínica da rede de saúde. O objetivo é capacitar profissionais de laboratório em coleta e diagnóstico baciloscópico da hanseníase.
Os profissionais participantes são dos municípios de Iranduba, Itamarati, Manacapuru, Urucurituba, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, Envira, Itacoatiara e Codajás. Como instrutores do conteúdo teórico estão o Bioquímico Jorge Ewerton Santos Sales, Dra Maria da Graça Cunha e Dra Liana Tubilla. Já as aulas práticas de baciloscopia e microscopia estão sob a responsabilidade dos profissionais Valdinei Mendonça Santarém, Paulo Tadeu Saif e Jorge Ewerton dos Santos Sales.
A Hanseníase é transmitida por meio das vias aéreas respiratórias, tosse e espirro. A principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. Um simples exame de pele já ajuda no diagnóstico. O treinamento da parte laboratorial é para ajudar no tratamento da doença que pode se apresentar através de manchas com dormência, caroços, inchaços no corpo e sensação de choque, além de fisgadas nos nervos.
No Amazonas foram detectados, em 2009, 641 casos novos da doença, sendo 389 em Manaus e 262 no interior do Estado. Em tratamento, estão 1.309 pacientes.
